Espaço

Nasa divulga primeiro vídeo do veículo Perseverance em Marte

"São vídeos realmente impressionantes", disse Michael Watkins, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa

Agência France-Presse
postado em 22/02/2021 18:37
 (crédito: NASA/Divulgação)
(crédito: NASA/Divulgação)

A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta segunda-feira (22/2) o primeiro áudio de Marte, um som fraco de vento capturado pelo veículo Perseverance.

A agência também liberou o primeiro vídeo da chegada do veículo-robô no planeta vermelho.

Um microfone não funcionou durante a descida, mas o rover foi capaz de capturar áudio assim que pousou em Marte.

Engenheiros da Nasa tocaram um curto clipe de áudio do que disseram ser uma rajada de vento na superfície.

O vídeo, com três minutos e 25 segundos de duração, mostrou a ativação do paraquedas e o pouso do rover na superfície de Marte em meio a uma nuvem de poeira.

"Esses são vídeos realmente incríveis", disse Michael Watking, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em uma coletiva de imprensa. "Esta é a primeira vez que conseguimos capturar um evento como o pouso em Marte".

Jessica Samuels, gerente da missão de superfície do Perseverance, disse que o veículo estava operando conforme o esperado até agora.

"Estou feliz em reportar que o Perseverance está saudável", disse Samuels.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação