anticovid

FDA permite armazenar vacinas da Pfizer a temperatura normal de congeladores

A medida foi adotada depois que a Pfizer apresentou um pedido após os resultados obtidos em sua pesquisa sobre a estabilidade da vacina a temperaturas mais elevadas

Agência France-Presse
postado em 25/02/2021 21:24
 (crédito: AFP / AHMAD GHARABLI)
(crédito: AFP / AHMAD GHARABLI)

As vacinas contra a covid-19 da Pfizer podem ser armazenadas a temperaturas normais de congeladores de uso farmacêutico por um período de duas semanas, decidiu nesta quinta-feira (25/2) a FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos.

Esta autorização relaxa uma exigência prévia para que as vacinas fossem guardadas a temperaturas de -80 a -60 graus Celsius.

"A temperatura alternativa para o transporte e o armazenamento ajudará a aliviar a carga de adquirir equipamento de armazenamento em frio ultra-baixo para os locais de vacinação e deve ajudar a levar a vacina a mais lugares", disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

Os congeladores farmacêuticos costumam funcionar a -20 graus Celsius.

A medida foi adotada depois que a Pfizer apresentou um pedido após os resultados obtidos em sua pesquisa sobre a estabilidade da vacina a temperaturas mais elevadas.

A vacina da Pfizer se baseia em uma nova tecnologia que usa moléculas sintéticas de RNA mensageiro (mRNA), que entregam instruções genéticas para que as células humanas criem parte do coronavírus.

As moléculas de mRNA ficam encapsuladas em partículas de gordura para protegê-las e exigem medidas de armazenamento a temperaturas mais baixas.

Uma vez descongelados, os frascos podem ser armazenados por até cinco dias entre 2 e 8 graus Celsius. A temperatura ambiente, não duram mais de duas horas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação