CIÊNCIA

Deficiência auditiva deve atingir um quarto da população mundial até 2050

Até 2050, 25% da população mundial poderá sofrer algum tipo de deficit na capacidade de ouvir, estima a OMS. Desses, quase 30% precisarão de cuidados crônicos. Adoção de medidas preventivas e de exames de rotina pode evitar o problema, segundo a agência

Paloma Oliveto
postado em 03/03/2021 06:00
 (crédito: AFP / SANJAY KANOJIA)
(crédito: AFP / SANJAY KANOJIA)

Um quarto da população mundial, o equivalente a 2,5 bilhões de pessoas, terá algum tipo de perda auditiva até 2050. No primeiro Relatório Mundial sobre Audição, divulgado ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, desses, ao menos 700 milhões precisarão de cuidados auditivos crônicos ou de algum serviço de reabilitação. Enquanto que, nas crianças, doenças infecciosas e inflamatórias estão entre as principais causas, nos adultos, ruído excessivo é, segundo o órgão da ONU, o mais importante dos fatores envolvidos. A OMS destaca que medidas preventivas podem evitar que um em quatro indivíduos no mundo tenha esse sentido afetado.

“A perda auditiva não tratada pode ter um impacto devastador na capacidade das pessoas de se comunicar, estudar e ganhar a vida. Também pode afetar a saúde mental e a capacidade de manter relacionamentos”, afirma, em nota, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Esse relatório descreve a escala do problema, mas também oferece soluções na forma de intervenções baseadas em evidências. Encorajamos todos os países a integrarem seus sistemas de saúde como parte de sua jornada rumo à cobertura universal de saúde.”

Lançado ontem, véspera do Dia Mundial da Audição, o documento destaca a necessidade de identificar e tratar precocemente problemas que possam levar à perda auditiva. Segundo a OMS, investir na saúde dos ouvidos é economicamente benéfico: para cada US$ 1 gasto, pode-se esperar US$ 16 de retorno, pois serão evitados tratamentos mais caros, além de possível comprometimento laboral.

Nas crianças, diz o documento, 60% da perda auditiva pode ser evitada ainda na gestação ou quando elas têm menos de 1 ano. “Na fase da gestação, a criança pode ter a alteração porque a mãe adquiriu rubéola. Então, vacinando, não há esse risco”, explica Larissa Camargo, otorrinolaringologista do Hospital Santa Lúcia e membro titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Mesmo nos casos de surdez congênita, a médica esclarece que, com a identificação precoce do problema, pelo exame de audiometria, pode-se evitar que a criança seja impedida de ouvir e falar, pois há implantes cocleares que corrigem o problema.

“Até os 6 meses de idade, já se deve saber se a criança responde ou não aos estímulos. Com o tratamento adequado, ela não terá esse prejuízo de linguagem e interação social. A audição também é um órgão de proteção. Ouvir uma buzina evita ser atropelado. Se alguém entra na sua casa, é preciso ouvir”, enfatiza Larissa Camargo. O relatório da OMS e a especialista destacam que, na infância, outro problema que pode levar à perda auditiva são as infecções de repetição (otite) não tratadas.

Sistemas integrados

Já os adultos sofrem, principalmente, com a exposição ao ruído. Roberto (nome fictício a pedido do entrevistado) tem 46 anos e, há três, descobriu que sofre de perda auditiva bilateral e irreversível. Ele trabalhou por sete anos em uma marmoraria, sem equipamento de proteção adequada, e conta que chegou a se acostumar com o barulho intenso das máquinas de corte do material. Porém, ao conversar, tinha cada vez mais dificuldades de entender o que as pessoas diziam. “Também comecei a ter dor no ouvido. Aí, procurei um posto de saúde. O médico me passou a audiometria e outros exames. Eu uso um aparelho auditivo e fiz algumas sessões de fonoaudiologia, mas não tenho plano de saúde, e é difícil conseguir essas sessões no hospital público”, conta Roberto, que luta na Justiça por uma indenização.

“Na maioria dos países, os cuidados auditivos ainda não estão integrados aos sistemas nacionais de saúde, e o acesso aos serviços é um desafio para aqueles com doenças de ouvido e perda auditiva”, diz o relatório. Segundo o documento, considerando países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), cerca de 78% têm menos de um otorrinolaringologista por 1 milhão de habitantes, 93% têm menos de um audiologista por milhão (esse profissional identifica distúrbios que pode afetar a audição), apenas 17% têm um ou mais fonoaudiólogos por milhão, e 50% têm um ou mais professores para surdos por milhão. “Essa lacuna pode ser eliminada por meio da integração dos cuidados auditivos aos cuidados primários de saúde”, defende a OMS.

Checape anual

A otorrinolaringologista Larissa Camargo destaca, ainda, que adultos e adolescentes estão perdendo a audição pelo uso excessivo de tecnologia, como fones de ouvido. “Cada vez mais, tenho pacientes jovens com perda de audição pelo uso crônico dos fones. Como são perdas progressivas, começam leves, não há uma percepção da alteração”, diz. Por isso, ela defende a audiometria anual, que pode, assim como um checape cardiológico, identificar precocemente o problema.

“A identificação é o primeiro passo para lidar com a perda auditiva e doenças relacionadas. A triagem clínica em pontos estratégicos da vida garante que qualquer perda de audição e doenças do ouvido possam ser identificadas o mais cedo possível”, destaca a OMS. Segundo o órgão da ONU, avanços tecnológicos recentes permitem uma identificação precoce, assim como o tratamento, seja em crianças ou adultos.

“Para garantir que o benefício desses avanços tecnológicos e soluções seja equitativamente acessível a todos, os países devem adotar uma abordagem integrada centrada nas pessoas”, afirma, em nota, Bente Mikkelsen, diretor do Departamento de Doenças não Transmissíveis da OMS. “Integrar intervenções de saúde auditiva nos planos nacionais de saúde e disponibilizá-las por meio de sistemas de saúde fortalecidos, como parte da cobertura universal, é essencial para atender às necessidades das pessoas em risco de ou vivendo com perda auditiva.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Coronavírus não causa dano

Desde o início da pandemia, há relatos, na literatura médica, sobre possível perda auditiva causada pela covid-19. Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv (TAU), em colaboração com o Galilee Medical Center, não encontrou evidências de danos ao sistema auditivo como resultado da infecção por Sars-CoV-2. A pesquisa foi publicada na revista Otology & Neurotology.

O estudo foi iniciado durante a primeira onda, quando o número de pacientes em Israel ainda era relativamente pequeno. Os participantes incluíram oito indivíduos assintomáticos com teste positivo para covid-19 e oito voluntários saudáveis, que serviram como grupo de controle — nenhum deles relatou qualquer perda auditiva anterior.

“Medimos dados elétricos do tronco cerebral para testar toda a rota das ondas sonoras através do ouvido até que as ondas elétricas sejam finalmente recebidas no cérebro. Também examinamos a atividade das células ciliadas do ouvido interno que intensificam e ajustam o som. Não encontramos diferença entre os indivíduos covid-19-positivos e o grupo de controle”, relata o coautor Amiel Dror, do Galilee Medical Center e da Faculdade de Medicina Azrieli na Universidade de Bar-Ilan.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação