SAÚDE

Butanvac: Instituto pedirá autorização de testes para nova vacina contra covid

Butantan quer a permissão da Anvisa para realizar ensaios clínicos das fases 1 e 2

Ronayre Nunes
postado em 26/03/2021 01:14 / atualizado em 26/03/2021 01:14
 (crédito: AFP / CARL DE SOUZA)
(crédito: AFP / CARL DE SOUZA)

O Instituto Butantan pretende pedir autorização de testes para uma nova candidata à vacina contra covid-19 junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o pedido deve ocorrer já nesta sexta-feira (26/3). O Instituto quer permissão para começar os ensaios clínicos das fases 1 e 2.

O Butantan já fornece uma vacina contra o covid-19, a Coronavac, que é de origem chinesa (envasadas no Brasil, mas com insumos vindos do país asiático). Atualmente, a Coronovac é o fármaco mais disponível no país contra o vírus da covid-19.

A notícia do novo possível imunizante ocorre em um momento trágico do país: nesta semana, a pandemia bateu a marca de 300 mil mortes no Brasil.

A nova vacina já tem nome: Butanvac. O Butantan desenvolveu a Butanvac com um consórcio entre Vietnã e Tailândia, sendo que a fase 1 de testes já começou neste último país. As fases 1 e 2 avaliam a segurança da vacina (e sua resposta imune) em 1.800 voluntários. Já na fase 3, esse número sobe a 9 mil pessoas tendo estipulada a eficácia do fármaco. A Butanvac já passou pelos testes pré-clínicos com animais.

De acordo com Dimas Covas, Diretor do Instituto Butantan, em entrevista à Folha, é possível que o país tenha — caso a Anvisa aprove a Butanvac — até 40 milhões de doses da nova vacina até o fim de 2021. “É uma segunda geração de vacina contra a Covid-19, então pode haver uma análise mais rápida”, lembrou.

Funcionamento da Butanvac

O novo produto usará um vírus inativado de uma gripe aviária (Newcastle) para funcionar como vetor da proteína S, integral da Sars-CoV-2. Essa proteína é responsável por ligar o vírus às células humanas, mas ao ser inserida no corpo — sem a Sars-CoV-2 — ativa a resposta imune das pessoas. De acordo com Covas, a Butanvac já usará a proteína da variante amazônica da covid-19, a P.1.

Importante lembrar que o vetor da Butanvac é criado por ovos embrionados, que tem maior rapidez de produção (e não necessita de insumos importados).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação