Cortisona

Estresse pode estar ligado à perda de cabelo, aponta estudo

Pesquisadores da Universidade de Harvard questionam se os hormônios produzidos em situações estressantes têm efeito nas três fases que o cabelo segue: anagênica (crescimento), catagênica (para de crescer) e telogênica (queda)

Correio Braziliense
postado em 01/04/2021 06:00
 (crédito: Nazeer al-Khatib/AFP)
(crédito: Nazeer al-Khatib/AFP)

Ratos estressados perdem os pelos devido a um hormônio que atrapalha o crescimento do cabelo, de acordo com um estudo publicado na revista Nature, o primeiro a demonstrar como o estresse pode causar a queda dos fios, além de propor uma forma de conter o problema em humanos.

Pesquisadores liderados pelo professor Ya-Chieh Hsu, da Universidade de Harvard, questionam se os hormônios produzidos em situações estressantes têm efeito nas três fases que o cabelo segue: anagênica (crescimento), catagênica (para de crescer) e telogênica (queda). Em humanos, o estresse induz a produção de cortisona, equivalente em camundongos à corticosterona, produzida pela glândula suprarrenal.

Para medir o papel da corticosterona nas cobaias, os pesquisadores removeram a glândula suprarrenal de um grupo de camundongos, que foi chamado de ADX, e compararam o crescimento do pelo ao de um grupo de controle. Camundongos ADX (isso é, sem glândula suprarrenal) tiveram uma fase telogênica (repouso) mais curta, e seus pelos cresceram mais rapidamente e mais longos durante a fase anagênica. Além disso, as três fases de crescimento se seguiram muito mais aceleradas, a uma taxa de 10 vezes em 16 meses, em comparação com apenas três vezes no caso dos camundongos do grupo de controle.

Intervenção

O estudo também examinou os efeitos do aumento dos níveis de corticosterona em camundongos obtidos pela administração desse hormônio ou submetendo os roedores a estresse externo. Em ambos os casos, os ratos passaram por uma fase de repouso do crescimento do cabelo mais longa do que a fase normal.

Os pesquisadores descobriram que a corticosterona impedia a produção de uma proteína, a Gas6, essencial para o crescimento do cabelo. Eles verificaram que poderiam neutralizar o efeito da corticosterona injetando a proteína Gas6 na pele dos camundongos. “Nossa descoberta é apenas o primeiro passo importante e teremos mais trabalho antes de encontrar uma aplicação em humanos”, disse o professor Hsu à agência France-Presse (AFP).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação