Morta há 2 mil anos

Múmia egípcia grávida é descoberta por cientistas poloneses

De acordo com o estudo dos hieróglifos inscritos no sarcófago, inicialmente, considerou-se que a múmia era de um sacerdote que viveu entre o século 1 a.C. e o século 1 d.C.

Correio Braziliense
postado em 30/04/2021 06:00
Antes, acreditava-se que corpo era um sacerdote: sarcófago está em museu da Polônia -  (crédito: Aleksander Leydo/AFP - 15/12/15)
Antes, acreditava-se que corpo era um sacerdote: sarcófago está em museu da Polônia - (crédito: Aleksander Leydo/AFP - 15/12/15)

Análises de raios X dos restos mortais de uma egípcia morta há 2 mil anos revelaram uma particularidade sobre a mulher. Ela estava grávida. É a primeira múmia a ser encontrada nesse estado, disseram os cientistas do Museu Nacional de Varsóvia. “Meu marido Stanislaw, egiptólogo, e eu, ao examinarmos as imagens radiográficas, notamos, no útero da falecida, uma imagem familiar a pais de três filhos: um pezinho”, declarou à imprensa Marzena Ozarek-Szilke, antropóloga e arqueóloga da Universidade de Varsóvia.

“Não sabemos por que o feto não foi retirado do útero da falecida durante sua mumificação”, disse Wojciech Ejsmond, da Academia Polonesa de Ciências, que também participa do projeto. “Essa múmia é realmente única. Não encontramos casos semelhantes. Isso significa que ‘nossa’ múmia é a única encontrada no mundo com um feto”, ressaltou.

De acordo com o estudo dos hieróglifos inscritos no sarcófago, inicialmente, considerou-se que a múmia era de um sacerdote que viveu entre o século 1 a.C. e o século 1 d.C. Os cientistas, agora, acreditam que ela pode ser ainda mais antiga e estão tentando descobrir a possível causa de sua morte.

Novos estudos

A múmia não foi aberta, mas uma das radiografias mostra que a mulher tinha cabelos longos e encaracolados, que desciam até os ombros. A descoberta foi anunciada na última edição do Journal of Archaeological Science, uma publicação revisada por pares.

“É o primeiro caso conhecido de um corpo embalsamado de gestante (...) Isso abre novas possibilidades para pesquisas sobre gravidez na antiguidade e práticas relacionadas à maternidade”, destaca o artigo. A múmia foi levada para a Polônia no século 19 e faz parte da coleção de antiguidades da Universidade de Varsóvia. Ela está no Museu Nacional desde 1917, exposta no sarcófago.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação