Doença

Pesquisadores detectam, pela primeira vez, vírus do Nilo Ocidental em Minas

Pernilongos do gênero Culex transmitem a doença a seres humanos e cavalos. Enfermidade pode matar e tem como sintomas dor de cabeça e febre

Gabriel Ronan/ Estado de Minas
postado em 04/05/2021 15:23
 (crédito: Reprodução/Pixabay)
(crédito: Reprodução/Pixabay)

Pela primeira vez na história, a febre do Nilo Ocidental foi detectada em Minas Gerais. A doença, que pode levar à morte, é transmitida a partir de mosquitos do gênero Culex a aves silvestres. Depois, elas podem infectar, acidentalmente, humanos e cavalos.

Entre os sintomas da doença, estão a dor de cabeça, vômito, febre e cansaço. Os casos mais graves da febre do Nilo Ocidental podem resultar em meningite e encefalite. Mas, isso acontece em um a cada 150 casos.

Assim como no caso da dengue, o ser humano serve apenas como hospedeiro da doença. Ou seja, não pode transmiti-la.

Além de detectar o vírus em Minas, os pesquisadores encontraram a circulação da patogenia em dois estados: Piauí e São Paulo. As amostras positivas foram coletadas de cavalos que adoeceram entre 2018 e 2020.

Além disso, pela primeira vez, os cientistas sequenciaram o genoma completo dos micro-organismos nos três estados.

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conduziram o estudo.

“O cavalo é a principal epizootia e atua como sentinela para a doença. Esclarecer os casos suspeitos é importante para detectar a presença do vírus na região e prevenir a transmissão para os rebanhos equinos e as pessoas”, afirmou Luiz Alcantara, coordenador do estudo, ao Instituto Oswaldo Cruz.

Ator foi vítima

Em 4 de outubro do ano passado, o ator Clark Middleton morreu vítima da febre do Nilo Ocidental. Ele atuou em dois conhecidos filmes de Hollywood: Kill Bill Vol. 2 (2004) e Sin City: A Cidade do Pecado (2005). Também teve papel em Birdman (2014), vencedor do Oscar de melhor filme.

Clark tinha 63 anos e perdeu a vida em sua casa, em Los Angeles, no estado da Califórnia.

"Clark era uma alma linda que passou a vida desafiando limites e lutando por pessoas com deficiência", escreveu a mulher do ator, Elissa, em um comunicado à época.

Clark era portador de artrite reumatoide, que afeta o tecido conjuntivo.

Com informações do Instituto Oswaldo Cruz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação