Gestação

Paracetamol na gravidez pode aumentar risco de autismo e TDAH

No artigo, os autores relatam que, em algum momento da gravidez, cerca de 40% a 50% das mulheres em todo o mundo usam paracetamol

Correio Braziliense
postado em 28/05/2021 06:00
 (crédito: Anthony Wallace/AFP - 31/3/20)
(crédito: Anthony Wallace/AFP - 31/3/20)

O uso do paracetamol durante a gravidez pode aumentar o risco de uma criança ter transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e espectro do autismo, segundo um estudo europeu. Os pesquisadores avaliaram dados de mais de 70 mil crianças e encontraram taxas mais altas de sintomas dos dois distúrbios nos filhos de mulheres que usaram o analgésico enquanto estavam gestantes. Os dados foram apresentados na última edição da revista especializada European Journal of Epidemiology e, segundo os autores do trabalho, servem como um alerta para o uso exagerado do medicamento.

No artigo, os autores relatam que, em algum momento da gravidez, cerca de 40% a 50% das mulheres em todo o mundo usam paracetamol. O cenário preocupa porque são crescentes as evidências que ligam a exposição pré-natal a esse medicamento a um pior desempenho cognitivo das crianças, além de problemas comportamentais e sintomas de autismo e TDAH. “Alguns estudos anteriores mostraram essa relação, mas as pesquisas foram criticadas pela heterogeneidade e por terem poucos analisados. No nosso trabalho, buscamos superar essa barreira”, afirma, em comunicado, Silvia Alemany, pesquisadora do Instituto de Saúde Global de Barcelona e principal autora do trabalho.

Alemany e sua equipe avaliaram dados de 73.881 crianças — havia informações disponíveis sobre a exposição pré-natal ou pós-natal ao medicamento. Segundo a cientista, a amostra é grande e inclui indivíduos de vários países europeus: Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Itália, Grécia e Espanha. A análise mostrou que 56% das mães relataram tomar o medicamento durante a gravidez, e que as crianças expostas ao analgésico antes do nascimento apresentavam 19% mais probabilidade de desenvolverem sintomas de autismo e 21% de desenvolverem sintomas de TDAH, quando comparadas aos filhos de mulheres que não tomaram paracetamol.

“Nossas descobertas são consistentes com pesquisas anteriores”, afirma Alemany. “Também descobrimos que a exposição pré-natal ao paracetamol afeta meninos e meninas de forma semelhante, visto que praticamente não observamos diferenças.” A cientista enfatiza que os dados sinalizam para a necessidade de adoção de medidas preventivas em relação ao uso exagerado do analgésico por grávidas. “Considerando todas as evidências sobre o uso desse medicamento e o desenvolvimento neurológico, defendemos que o paracetamol não deve ser suprimido em mulheres grávidas ou crianças. Ele deve ser usado apenas quando necessário”, afirma.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação