Ciência e Saúde

Missão em Marte: As incríveis imagens dos primeiros 100 dias de robô da Nasa no planeta vermelho

Desde o pouso em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho

BBC
BBC Geral
postado em 01/06/2021 21:33
Mars landscape acquired by Nasa's Perseverance rover, using its left Mastcam-Z camera, on 27 March 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU

O rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte, onde está procurando por sinais de vida microbiana passada e investigando a geologia do planeta e o clima anterior.

Desde o pouso em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho.

Um pequeno helicóptero, o Ingenuity, também transmitiu imagens aéreas, tendo feito história com os primeiros voos motorizados e controlados em outro planeta.

Aqui está uma seleção de fotos enviadas da missão até agora.

Autorretrato do Perseverance Mars rover da Nasa com o helicóptero Ingenuity, em 6 de abril de 2021
NASA/JPL-Caltech/MSSS
Em 6 de abril, a Perseverance usou a câmera Watson (Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e eNgineering) para tirar esta selfie ao lado do helicóptero Ingenuity. Esta foto é composta por 62 imagens individuais que foram costuradas depois de enviadas para a Terra

O helicóptero Ingenuity da Nasa pode ser visto com todas as quatro pernas posicionadas abaixo do rover Perseverance, em 30 de março de 2021
NASA/JPL-Caltech/MSSS
Dias antes, o Ingenuity havia sido lançado da parte de baixo do veículo espacial

O helicóptero Ingenuity Mars da Nasa é visto aqui em um close-up tirado por Mastcam-Z, em 5 de abril de 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU
O helicóptero de 1,8 kg é considerado uma demonstração de tecnologia do potencial da mobilidade aérea na fina atmosfera marciana

Helicóptero Ingenuity Mars da Nasa em seu primeiro vôo, em 19 de abril de 2021
NASA/JPL-Caltech
Em 19 de abril, a Ingenuity fez história com o primeiro vôo motorizado e controlado em outro planeta. O helicóptero, que é visível perto do centro desta imagem, subiu cerca de 3m acima do solo e pairou por vários segundos, antes de pousar novamente.

Uma imagem aérea capturada pelo helicóptero Ingenuity Mars da Nasa durante seu segundo teste de vôo bem-sucedido em 22 de abril de 2021
NASA/JPL-Caltech
A Ingenuity captou sua primeira imagem aérea colorida durante seu segundo vôo. O drone pairou cerca de 5m acima do solo, inclinou-se e moveu-se lateralmente 2m, antes de retornar ao local de onde decolou. Os rastros de Perseverance e a sombra de Ingenuity são visíveis na superfície marciana

Rover viewed on Mars
NASA/JPL-CALTECH
A Ingenuity fotografou o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85 m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5 m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial.

Nasa’s Ingenuity Mars helicopter airborne on its fifth flight, on 7 May 2021
NASA/JPL-Caltech
Em 7 de maio, o Ingenuity atingiu uma altura de 10m, antes de voar 129m para um novo local de pouso

An image of part of the rover and its tracks on the ground, taken during Perseverance's first drive on 4 March 2021
NASA/JPL-Caltech
Dois meses antes, o Perseverance fez sua primeira investida desde que pousou na cratera de Jezero. O rover de uma tonelada está carregando uma carga útil de instrumentos para reunir informações sobre a geologia, a atmosfera e as condições ambientais de Marte.

Uma rocha fotografada pela câmera Mastcam-Z direita do rover Mars Perseverance da Nasa, em 28 de março de 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU
O Perseverance é equipado com um laser projetado para ajudá-lo a coletar dados sobre a geologia do planeta. Enquanto investigava esta rocha de 15 cm, o instrumento deixou uma linha tênue de pontos que é visível perto de seu centro.

Rochas fotografadas pela câmera Mastcam-Z direita do rover Mars Perseverance da Nasa, em 13 de maio de 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU
O rover também é equipado com uma variedade de câmeras diferentes. Esta imagem foi tirada pelo "olho direito" da Mastcam-Z do Perseverance, uma de duas câmeras que fornecem uma visão estéreo semelhante à que os olhos humanos veriam.

Paisagem de Marte fotografada pela câmera Mastcam-Z esquerda do rover Perseverance da Nasa, em 22 de março de 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU
Esta imagem foi tirada com a câmera Mastcam-Z esquerda e foi selecionada por votação pública para ser apresentada como "Imagem da Semana" para a Semana 6 da missão do rover.

Santa Cruz hill photographed by Nasa’s Perseverance Mars rover's Mastcam-Z imager, on 29 April 2021
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Esta imagem mostra Santa Cruz, uma colina a cerca de 1,5 milhas (2,5 km) de distância do rover. A cena inteira está dentro da cratera Jezero de Marte; a borda da cratera pode ser vista na linha do horizonte além da colina.

O rover Perseverance tem financiamento inicial para operar por um ano de Marte, cerca de dois anos terrestres.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC