MISTÉRIO

"Estamos realmente sós?": relatório dos EUA sobre OVNIs deixará mistério no ar

Segundo a imprensa americana, informe da Inteligência e das Forças Armadas vai frustrar quem espera uma resposta sobre a existência ou não de vida extraterrestre. Inconclusivo, documento descarta evidências de ovnis, sem explicar fenômenos misteriosos observados por pilotos

Correio Braziliense
postado em 05/06/2021 06:00
Imagem de captura de vídeo gravado por pilotos da Marinha dos EUA: episódios duvidosos -  (crédito: Pentágono/Divulgação)
Imagem de captura de vídeo gravado por pilotos da Marinha dos EUA: episódios duvidosos - (crédito: Pentágono/Divulgação)

Ao que tudo indica, ainda não será desta vez que teremos uma resposta para a já clássica indagação: nós, terráqueos, estamos realmente sós? Aguardado com grande expectativa, o relatório oficial dos Estados Unidos sobre os arquivos secretos do governo que tratam de ovnis, os objetos voadores não-identificados, não trará uma conclusão sobre o tema, segundo a mídia norte-americana.

De acordo com o jornal The New York Times e outros meios de comunicação dos EUA, as Forças Armadas e a Inteligência americanas não encontraram nenhuma evidência da existência de naves extraterrestres. Entretanto, o relatório a ser encaminhado ao Congresso americano não explica dezenas de fenômenos e incidentes, alguns filmados por pilotos, de modo que a existência de alienígenas não pode ser absolutamente descartada.

O The New York Times, que cita altos funcionários ouvidos sob condição de anonimato, informou que o documento conclui que a maioria dos cerca de 120 incidentes nos últimos 20 anos não tem nada a ver com o desconhecido, segredos militares americanos ou tecnologia do governo. Também não estão relacionados a objetos como balões de pesquisa que, para alguns, estariam por trás dos relatos.

E é por esse motivo que a investigação não explica, por exemplo, o que pilotos da Marinha dos Estados Unidos teriam exatamente visto quando filmaram objetos viajando a velocidades quase hipersônicas, girando e desaparecendo misteriosamente.

Vigilância

A quantidade do que o Pentágono chama de “Fenômenos Aéreos Não Identificados” (UAP) trata-se de um dado sério quando adversários dos EUA, como Rússia ou China, podem estar usando tecnologias de vigilância desconhecidas e altamente avançadas.

A investigação sobre os ovnis foi solicitada no ano passado e o resultado será enviado ao Legislativo até o fim do mês pela diretora nacional de Inteligência, Avril Haines.

O relatório principal pode ser tornado público, mas terá anexos que serão mantidos em sigilo. O The Washington Post, a exemplo do jornal nova-iorquino, assinalou que o documento “não oferecerá conclusões firmes sobre quais objetos (...) poderiam ser”.

O interesse na possibilidade de vida extraterrestre altamente inteligente foi ainda mais alimentado depois que o Pentágono lançou, no ano passado, vídeos nos quais os pilotos se mostraram espantados com objetos desconhecidos que se moviam rapidamente.

Além disso, tiveram grande peso comentários de altos funcionários com acesso a relatórios de inteligência, incluindo o ex-presidente Barack Obama, e um relatório do programa 60 Minutos, da CBS, no qual os pilotos deram seus depoimentos. Os comandantes da Força Aérea americana disseram ter visto naves que voavam mais rápido e eram mais ágeis do que qualquer outra conhecida.

“O que é certo, e falo isso realmente a sério, é que há imagens e registros de objetos no céu que não sabemos exatamente o que são”, ressaltou, por sua vez, Barack Obama ao The Late Show, da rede CBS, em 17 de maio passado.

“Há muito mais avistamentos do que os que foram divulgados”, disse John Ratcliffe, que foi diretor de Inteligência Nacional nos últimos oito meses do governo Donald Trump, em entrevista ao canal Fox News, em março. “Muitas aparições foram tornadas públicas. Há momentos em que não temos boas explicações para muitas coisas que vimos”, observou.

Luis Elizondo, que trabalhou na investigação do Pentágono sobre os UAPs e pede a divulgação do que é conhecido, afirmou que muito do que é visto sugere uma tecnologia extremamente avançada desconhecida pelos humanos. “Se as informações do New York Times estiverem corretas, os objetos vistos pelos pilotos ao redor do mundo são muito mais avançados do que qualquer outra tecnologia terrestre conhecida por nossos serviços de inteligência”, tuitou Elizondo. “É hora de divulgar o relatório completo, vídeos e dados do que vimos no Pentágono”, acrescentou.

No ano passado, o departamento americano da Defesa divulgou três vídeos em preto e branco, gravados por pilotos. Neles, ovnis parecem ser vistos. Os pilotos expressam assombro com o que veem e não dão nenhuma explicação. Para o Pentágono não se trata de extraterrestres, mas de equipamentos tecnológicos criados por rivais dos Estados Unidos e desconhecidos dos pilotos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação