Ciência e Saúde

Missão em Marte: As incríveis imagens dos primeiros 100 dias de robô da Nasa no planeta vermelho

Desde o pouso em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho

NASA/JPL-Caltech/ASU

O rover Perseverance da Nasa está comemorando 100 dias marcianos (ou sóis) desde o pouso em Marte, onde está procurando por sinais de vida microbiana passada e investigando a geologia do planeta e o clima anterior.

Desde o pouso em 18 de fevereiro, o robô capturou algumas imagens incríveis em torno de seu local de pouso, a cratera de Jezero, uma depressão de impacto de 49 km ao norte do equador do Planeta Vermelho.

Um pequeno helicóptero, o Ingenuity, também transmitiu imagens aéreas, tendo feito história com os primeiros voos motorizados e controlados em outro planeta.

Aqui está uma seleção de fotos enviadas da missão até agora.

NASA/JPL-Caltech/MSSS
Em 6 de abril, a Perseverance usou a câmera Watson (Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e eNgineering) para tirar esta selfie ao lado do helicóptero Ingenuity. Esta foto é composta por 62 imagens individuais que foram costuradas depois de enviadas para a Terra

NASA/JPL-Caltech/MSSS
Dias antes, o Ingenuity havia sido lançado da parte de baixo do veículo espacial

NASA/JPL-Caltech/ASU
O helicóptero de 1,8 kg é considerado uma demonstração de tecnologia do potencial da mobilidade aérea na fina atmosfera marciana

NASA/JPL-Caltech
Em 19 de abril, a Ingenuity fez história com o primeiro vôo motorizado e controlado em outro planeta. O helicóptero, que é visível perto do centro desta imagem, subiu cerca de 3m acima do solo e pairou por vários segundos, antes de pousar novamente.

NASA/JPL-Caltech
A Ingenuity captou sua primeira imagem aérea colorida durante seu segundo vôo. O drone pairou cerca de 5m acima do solo, inclinou-se e moveu-se lateralmente 2m, antes de retornar ao local de onde decolou. Os rastros de Perseverance e a sombra de Ingenuity são visíveis na superfície marciana

NASA/JPL-CALTECH
A Ingenuity fotografou o Perseverance durante seu terceiro vôo. Na época, o mini-helicóptero estava a cerca de 85 m do rover e voando lateralmente a uma altitude de 5 m. Um dos pés do Ingenuity também é visível na borda da imagem, logo abaixo do veículo espacial.

NASA/JPL-Caltech
Em 7 de maio, o Ingenuity atingiu uma altura de 10m, antes de voar 129m para um novo local de pouso

NASA/JPL-Caltech
Dois meses antes, o Perseverance fez sua primeira investida desde que pousou na cratera de Jezero. O rover de uma tonelada está carregando uma carga útil de instrumentos para reunir informações sobre a geologia, a atmosfera e as condições ambientais de Marte.

NASA/JPL-Caltech/ASU
O Perseverance é equipado com um laser projetado para ajudá-lo a coletar dados sobre a geologia do planeta. Enquanto investigava esta rocha de 15 cm, o instrumento deixou uma linha tênue de pontos que é visível perto de seu centro.

NASA/JPL-Caltech/ASU
O rover também é equipado com uma variedade de câmeras diferentes. Esta imagem foi tirada pelo "olho direito" da Mastcam-Z do Perseverance, uma de duas câmeras que fornecem uma visão estéreo semelhante à que os olhos humanos veriam.

NASA/JPL-Caltech/ASU
Esta imagem foi tirada com a câmera Mastcam-Z esquerda e foi selecionada por votação pública para ser apresentada como "Imagem da Semana" para a Semana 6 da missão do rover.

NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Esta imagem mostra Santa Cruz, uma colina a cerca de 1,5 milhas (2,5 km) de distância do rover. A cena inteira está dentro da cratera Jezero de Marte; a borda da cratera pode ser vista na linha do horizonte além da colina.

O rover Perseverance tem financiamento inicial para operar por um ano de Marte, cerca de dois anos terrestres.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!