MEIO AMBIENTE

Centro-Oeste e Amazônia sofrerão aquecimento até duas vezes maior que média global

Relatório sinaliza a gravidade da situação do Brasil, com risco de forte seca na Amazônia e no Centro-Oeste

Paloma Oliveto
postado em 10/08/2021 06:00
 (crédito: Maranie R. Staab/AFP)
(crédito: Maranie R. Staab/AFP)

No pior retrato já pintado sobre as mudanças climáticas produzidas por atividades humanas, um comitê formado por quase 1 mil cientistas de 195 países alerta que algumas consequências do aquecimento global já são irreversíveis e que não há precedentes para o cenário dessas alterações. A pouco mais de dois meses da abertura da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP) sobre o tema, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou, ontem, a parte 1 do documento, que investiga as causas dessas mudanças.

Todas as evidências apontam para a ação antropogênica. Para o Brasil, o cenário é ainda mais grave: algumas regiões semiáridas, incluindo o Centro-Oeste e parte da Amazônia, sofrerão uma taxa de aquecimento até duas vezes maior do que a média global.

Com o aumento da temperatura, o relatório prevê mais dias secos e maior frequência de estiagem no norte da Amazônia, com, no mínimo, dois meses de temperaturas máximas de 35º nessa região da floresta até o fim do século. Graves secas e queimadas também atingirão o bioma e parte do Centro-Oeste, com perdas agrícolas acentuadas. “No Brasil, onde grande parte da energia já está limpa, o desafio é eliminar todo o desmatamento — a principal razão pela qual o país é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo”, observa Maurício Voivodic, diretor executivo da WWF-Brasil.

Na semana passada, o vice-presidente Hamilton Mourão, chefe do Conselho Nacional da Amazônia Legal, admitiu que o país não conseguirá cumprir a meta de redução do desmatamento em 10%, tendo como referência agosto de 2020 e julho de 2021. “A melhor ciência do planeta está nos mostrando que o presidente Jair Bolsonaro escolheu o caminho da catástrofe, e é isso que não podemos aceitar: os interesses eleitorais e setoriais não podem prevalecer sobre o bem comum da nação”, completa Voivodic.

O IPCC não faz pesquisas científicas, mas analisa, periodicamente, o que há de mais novo em estudos sobre o clima e elabora um robusto documento contextualizando essa produção com o cenário atual de emissões de gases de efeito estufa, os vilões por trás do aquecimento do planeta. A publicação serve de base para a formulação de políticas públicas, em especial para as discutidas durante as COPs, quando 195 países traçam metas para frear o aquecimento global.

Uma tarefa bastante difícil, considerando que, segundo o relatório, esse aquecimento é pior e mais rápido do que se acreditava anteriormente. As estimativas são de que, em 2030 — 10 anos antes do previsto —, a Terra já esteja 1,5ºC mais quente que os níveis pré-industriais (século 19). Um aumento do tipo, alerta o IPCC, já é o suficiente para agravar os já perturbadores extremos climáticos, como temperaturas recorde, além de desastres como passagem de furacões e inundações. Além disso, se não houver reduções drásticas das emissões, o mundo poderá ficar ainda mais quente antes de 2050, chegando a um aumento de 2ºC.

“O relatório enfatiza aos negociadores do clima, mais uma vez, a necessidade de reduzir as emissões mais do que parece provável atualmente, a fim de atingir as metas de Paris”, disse, em uma apresentação on-line para jornalistas, Nigel Arnell, professor de ciência do Sistema Climático da Universidade de Reading e autor principal do Capítulo 12 do relatório (Informações sobre mudanças climáticas para impacto regional para avaliação de risco).

Em 2015, ao fim da COP-21, foi assinado o Acordo de Paris, no qual as 195 nações participantes concordaram em promover medidas para evitar que a temperatura aumentasse mais que 1,5ºC até 2050. Porém, a avaliação periódica dessas metas mostra que elas foram insuficientes e que os governos precisam se empenhar mais.

“O IPCC diz claramente que é inequívoca a interferência humana no clima. Não é mais um debate sobre se as ações humanas dão causa à crise climática, mas do quanto”, diz Stela Herschmann, especialista em política climática do Observatório do Clima. “Além do mais, apesar de dizer que a chance de 1,5ºC ainda existe, o documento também mostra que a janela para isso é estreita, e não comporta governos negacionistas.”

Além do recado aos negociadores da COP-26, Nigel Nargell destaca uma segunda importante mensagem do documento. “O relatório destaca — com mais urgência do que o último documento, de 2013 — a importância de intensificar nossos esforços coletivos para nos adaptarmos às mudanças climáticas e aumentarmos a resiliência a desastres climáticos mais frequentes e extremos no futuro. Eventos recentes mostraram que todos estamos expostos a riscos climáticos.”

“Vai piorar”

Com 1,1° a mais que o século 19, as consequências do aquecimento já podem ser sentidas. “O relatório reitera o que já se sabe há mais de uma década — o clima está esquentando, as atividades humanas são o principal motor e vai piorar. O que é diferente, agora neste relatório, é que os efeitos do aquecimento global não estão mais em um futuro distante ou em cantos remotos do mundo”, afirma Michael Byrne, professor de ciências da terra e ambientais da Universidade de Oxford e colaborador do relatório.

Eventos climáticos extremos — desde o recorde de calor no Canadá a enchentes na Alemanha e incêndios florestais na Califórnia e na Grécia — agora carregam as marcas da mudança climática e estão causando devastação em todo o mundo, semana após semana. Para mim, como cientista do clima, o relatório é particularmente significativo porque é o primeiro a apresentar evidências claras ligando esses eventos extremos às atividades humanas.

Essa evidência era inconclusiva em 2013, na época do relatório anterior do IPCC; agora, é irrefutável.” A Califórnia passa por um dos piores incêndios da história do estado e, até domingo, haviam sido destruídos 198.007 hectares. No sábado, o governador Gavin Newsom visitou os restos carbonizados de Greenville e afirmou que os incêndios foram “induzidos pelo clima”.

Mesmo com metas e ações mais comprometidas, o relatório alerta que algumas consequências do aquecimento global já são irreversíveis, caso do degelo e da elevação do nível do mar, que não se recuperarão dos impactos da atividade humana “por séculos ou milênios”. O fenômeno é associado ao degelo, especialmente das calotas polares, devido às temperaturas mais altas. Segundo o IPCC, o nível do mar subiu 20cm entre 1901 e 2018. A taxa de elevação saltou de 1,35mm por ano entre 1901 e 1990 para 3,7mm por ano entre 2006 e 2018.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Líderes pedem ações urgentes

A divulgação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) provocou reações de formuladores de políticas públicas. “Este momento requer que os líderes mundiais, o setor privado e os indivíduos atuem juntos com urgência e façam tudo o que for preciso para proteger nosso planeta. Não podemos atrasar mais uma ação climática ambiciosa”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em nota.
Maior emissor mundial, ao lado da China, os EUA chegaram a se retirar das negociações climáticas no governo Trump, mas o democrata Joe Biden assumiu com a intenção de transformar o país em líder do combate ao aquecimento global. Segundo Blinken, os EUA se comprometeram a reduzir as emissões, em 2030, em 50% a 52%, em relação aos níveis de 2005.
O vice-presidente da Comissão Europeia, o holandês Frans Timmermans, disse que o relatório do IPCC mostra a “extrema urgência de atuar agora”. “Não é muito tarde para frear a tendência e evitar uma espiral incontrolável de mudança climática, desde que atuemos com determinação agora, e todos juntos”, afirmou, no Twitter. “Espero que o relatório (...) seja um sinal de atenção para que o mundo aja agora, antes de nos reunirmos em Glasgow, em novembro, para a crucial cúpula COP-26”, reagiu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anfitrião do evento. “A próxima década será decisiva para o futuro do nosso planeta. Sabemos o que precisa ser feito para limitar o aquecimento global: relegar o carvão ao esquecimento e mudar para fontes de energia renováveis, proteger a natureza e financiar o clima”, acrescentou o premiê.
Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, o documento destaca a necessidade de se buscar alternativas aos combustíveis fósseis. “Esse relatório deve pôr fim ao carvão e às energias fósseis antes que destruam o nosso planeta”, disse em um comunicado. Para a ativista Greta Thunberg, o IPCC confirma que “estamos em uma emergência”. “Cabe a nós sermos corajosos e tomar decisões com base nas evidências científicas fornecidas nesses relatórios. Ainda podemos evitar as piores consequências, mas não se continuarmos como hoje e não sem tratar a crise como uma crise.”
Em nota, o Ministério do Meio Ambiente brasileiro informou que o compromisso do país “é uma meta percentual de redução de emissões frente ao ano base de 2005 e, por ser de longo prazo, não foi e não deve ser alterada a cada revisão metodológica.”
Em 2019 e 2020, o presidente Jair Bolsonaro “ganhou” o fóssil do ano, antiprêmio que destaca os maiores contribuidores para as mudanças climáticas. Agora, na COP-26, o país deverá ser ainda mais pressionado, acredita Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima. “Os resultados do IPCC implicam que a redução drástica do desmatamento na Amazônia será um elemento essencial da conta da estabilização do clima nos próximos anos. Para azar da humanidade, o presidente do Brasil é Jair Bolsonaro, que quer ver a floresta no chão. Para azar de Bolsonaro, os brasileiros e o resto do mundo não vão aceitar isso calados.”

"Os resultados do IPCC implicam que a redução drástica do desmatamento na Amazônia será um elemento essencial da conta da estabilização do clima nos próximos anos”

Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação