SAÚDE

Obesidade: estudo português decifra queima da gordura visceral

Descoberta de mecanismos naturais que podem reduzir o estoque de gordura pode levar a novas abordagens para o tratamento de obesidade

Paloma Oliveto
postado em 19/08/2021 06:00
 (crédito: To Go With AFP Story  - 20/5/13)
(crédito: To Go With AFP Story - 20/5/13)

Depositada no abdômen, próxima a órgãos vitais, a gordura visceral, em quantidades normais, é importante para funções orgânicas como a reprodução. Porém, em excesso, pode provocar doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Esse depósito adiposo, contudo, é difícil de ser eliminado. Agora, pesquisadores do Centro Champalimaud para o Desconhecido, em Portugal, descobriram mecanismos naturais pelos quais os estoques podem ser reduzidos. A expectativa é que esse conhecimento leve a novas abordagens para o tratamento da obesidade.

Em um estudo publicado na revista Nature, os cientistas descreveram, pela primeira vez, o processo neuro-imune pelo qual sinais cerebrais instruem a função imunológica nos depósitos de gordura visceral. Esse tecido não é formado apenas pelas células adiposas, explicam os pesquisadores. Ele também contém fibras nervosas e diferentes tipos celulares, incluindo uma do sistema imunológico chamada ILC2s.

“As ILC2s são essenciais para várias funções imunológicas em muitos tecidos e órgãos, incluindo a manutenção do bem-estar geral do tecido adiposo”, explicou a primeira autora do artigo, Ana Filipa Cardoso. “No entanto, não sabíamos quais células controlam ILC2s na gordura visceral e quais mensagens moleculares elas usam para se comunicar.”

Uma pesquisa anterior da instituição detectou que, nos pulmões, o sistema nervoso controla a atividade dessas células. No caso da gordura visceral, porém, essa interação não foi observada. “Então investigamos outros candidatos no tecido, finalmente encontrando um ‘intermediário’ bastante inesperado.”

A ponte entre o sistema nervoso e as células imunológicas na gordura visceral são as chamadas células mesenquimais (MSCs). Segundo Henrique Veiga-Fernandes, pesquisador principal e codiretor do Programa de Investigação Champalimaud, há até duas décadas, essas estruturas eram subestimadas. Mais recentemente, descobriu-se que elas desempenham várias funções importantes em órgãos e tecidos. No experimento com roedores, os cientistas portugueses decifraram a cadeia de produção da gordura, começando no cérebro e terminando nas vísceras.

O cérebro envia sinais para as células mesenquimais, que fazem a tradução desse comando e mandam uma mensagem para as ILC2s. Elas, então, ordenam que as células de gordura ativem seu metabolismo, produzindo a queima adiposa.

Em seguida, pesquisaram quem é o “chefe” de todo esse processo, identificando uma região do hipotálamo, chamada PVH, como o centro de comando. A estrutura, próxima à base do cérebro, controla um conjunto de processos que vão do metabolismo à reprodução, funções gastrointestinais e cardiovasculares.

Segundo os pesquisadores, trata-se do primeiro exemplo de um circuito neuronal que traduz informações do cérebro em uma função imunológica relacionada à obesidade. Eles, agora, pretendem entender o que estimula o PVH a emitir o comando de queima de gordura. 

 

Duas perguntas / Henrique Veiga-Fernandes - codiretor do Programa de Investigação Champalimaud

Recentemente, um estudo da Universidade da Pensilvânia, publicado na revista Science, descobriu que uma citocina, a TSLP, também reduziu a gordura visceral em ratos. A participação do sistema imunológico na obesidade é uma via promissora para novos estudos e tratamentos para esse problema?

Sem dúvida! Para além das ILC2, também os macrófagos estão presentes no tecido adiposo e contribuem para a regulação do mesmo. Finalmente, sabemos que as ILC2 são abundantes no tecido adiposo humano e que indivíduos obesos têm uma redução do número e atividade dessas células. Portanto, parece haver aqui um grande potencial terapêutico a explorar num futuro próximo.

Já está sendo feito um estudo sobre o potencial terapêutico da descoberta Centro Champalimaud?

Estamos a realizar estudos pré-clínicos em modelos de obesidade para saber se, usando agonistas de receptores nas ILC2, isso contribuiria para o controle da obesidade. Parte desses estudos está sendo feita pela empresa Limm Therapeutics, com resultados promissores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação