Fotos

"Olhem a lua": conjunção da Lua, Júpiter e Saturno provoca espetáculo visual 

Além do fenômeno, a lua deste fim de semana é chamada de Lua Azul

Correio Braziliense
postado em 21/08/2021 20:15 / atualizado em 21/08/2021 20:25
 (crédito: NORBERTO DUARTE / AFP)
(crédito: NORBERTO DUARTE / AFP)

A aproximação de Júpiter e Saturno da Lua, na noite deste sábado (21/8), provocou imagens incríveis sendo registradas por todo o país.

No Twitter, muitos usuários compartilharam os registros encantados. O termo "Olhem a lua" entrou para os assuntos mais comentados da rede.

O fenômeno permite a visualização da lua e dos dois planetas. Neste sábado, pode ser observado Saturno, um pouco acima do satélite natural da Terra, e no domingo, Júpiter um pouco abaixo.


A conjunção tripla pode ser visto em todo o Brasil, mas a visualização é melhor em áreas rurais.

Esta é a terceira de quatro luas cheias em uma mesma estação, por isso recebe o nome de Lua Azul. Apesar do nome, o satélite natural tem a mesma cor de sempre. A mudança de cor só ocorre, segundo a revista Sky & Telescope, quando erupções vulcânicas enviam uma quantidade muito grande de  fumaça e poeira para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pela lua. 

Veja alguns registros 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação