OMS

EUA e UE exigem 'compromisso total' da OMS para impedir violência sexual

Os EUA E UE exigiram o compromisso da OMS para prevenir a recorrência dos abusos sexuais cometidos por seus funcionários, principalmente na República Democrática do Congo

Agence France-Presse
postado em 01/10/2021 15:11 / atualizado em 01/10/2021 15:11
 (crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)
(crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)

Os Estados Unidos e a União Europeia exigiram, nesta sexta-feira (1), o "compromisso total" da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a recorrência dos abusos sexuais cometidos por alguns de seus funcionários, especialmente na República Democrática do Congo.

"Vamos garantir que os compromissos assumidos pela liderança da OMS levem a uma maior responsabilidade, mais capacidade de ação e mudanças rápidas", afirmaram em comunicado conjunto, também assinado por Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido.

A declaração surge na sequência da publicação, na quarta-feira, de um relatório devastador para a OMS, estabelecendo que 21 dos seus trabalhadores cometeram abusos sexuais contra dezenas de pessoas na República Democrática do Congo durante a epidemia de Ebola de 2018-2020.

O relatório da comissão de inquérito independente - lançada pelo diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após vazamentos na imprensa - denuncia "falhas estruturais" e "negligências individuais".

Tedros, que aspira a um segundo mandato em 2022, disse lamentar os crimes e prometeu "graves consequências" para os responsáveis, logo após a publicação da investigação.

Mas isso não foi suficiente para os países doadores, que consideram que os responsáveis pela organização não reagiram com força suficiente.

Os Estados que assinam a declaração dizem que estão "chocados" com as conclusões do relatório, que revelou dezenas de casos de exploração sexual em troca de promessas de trabalho. Também documentou nove estupros.

A declaração pede uma investigação aprofundada para determinar como foi possível que tais atos não tenham sido relatados "à liderança da OMS ou aos países membros."

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação