COVID

Bolsonaro pressiona Ministério da Saúde para flexibilizar uso de máscaras

Fontes da pasta afirmam, no entanto, que relatório do estudo sobre o tema deverá sugerir que municípios continuem responsáveis pela decisão

Fernanda Fernandes
postado em 15/10/2021 21:19
 (crédito: Evaristo Sa/AFP/Getty Images) )
(crédito: Evaristo Sa/AFP/Getty Images) )

A equipe do Ministério da Saúde, responsável pelo estudo sobre a flexibilização do uso de máscaras no Brasil, em fase de finalização, informou, nesta sexta-feira (15/10), que o relatório da análise deverá sugerir que continue a cargo de cada município a decisão de obrigatoriedade de uso do acessório contra a covid-19, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o jornal A Folha de São Paulo, o documento informa que o órgão deverá estabelecer parâmetros com base nas taxas de transmissibilidade, avanço da campanha de vacinação e demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de cada cidade.

O documento sugere, segundo fontes da pasta da Saúde, que os municípios continuem com a autonomia sobre as regras de uso da máscara, já determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda assim, o Ministério da Saúde tem enfrentado pressão do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para flexibilizar as orientações, o que também vem sendo defendido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desde pouco tempo após assumir o cargo de ministro.

"Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar este símbolo que, obviamente, tem a sua utilidade para quem está infectado", afirmou o Bolsonaro em junho deste ano, referindo-se à Queiroga. Na semana passada, o ministro da Saúde afirmou abertamente ser 'absolutamente contrário' à obrigatoriedade do uso de máscara contra covid.

"Sou absolutamente contrário. O governo federal defende primeiro a dignidade da pessoa humana, a vida, a liberdade. Eu acho que uma lei para obrigar qualquer coisa é um absurdo, porque não funciona. Temos que fazer as pessoas aderirem às recomendações sanitárias", disse Queiroga.

De acordo com as fontes do ministério, o relatório com a conclusão do estudo ainda não tem data para ser divulgado de forma ampla, mas deve ocorrer em breve. Inicialmente, o parecer indicaria a derrubada do uso de máscaras ao ar livre, com base em artigos sobre o tema e em experiências bem sucedidas em outros países. Além disso, o ministério analisa parâmetros para que o acessório volte a ser usado em caso de necessidade, como no surgimento de uma nova onda da covid, por exemplo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação