História

Antes de Colombo: Vikings estiveram na América há exatos mil anos

Técnica ainda pouco utilizada permitiu que cientistas precisassem que os vikings estiveram no Canadá em 1021, 500 anos antes de Colombo

Thays Martins
postado em 21/10/2021 12:03
 (crédito: ylan Kereluk de White Rock/ WIkipedia )

Um estudo publicado nesta quarta-feira (20/10) aponta que os vikings estiveram no continente americano há exatos mil anos. Eles teriam desembarcado no Canadá séculos antes da viagem de Cristóvão Colombo às Américas, em 1492.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, analisaram o impacto da radiação cósmica sobre madeiras o sítio arqueológico de de L’Anse aux Meadows, na região da Terra Nova e Labrador, no extremo leste do Canadá. A técnica, ainda pouco utilizada, permite datar de maneira precisa quando os escandinavos estiveram por lá.

Já tinham sido descobertas evidências da presença dos Vikings no sítio arqueológico ainda na década de 1960, como o corte preciso nas madeiras, que só poderia ter sido feito por ferramentas de metal, que não eram conhecidas pelos indígenas daquela região.

O resultado da análise foi publicado na revista Nature. Os pesquisadores não sabem dizer quanto tempo eles ficaram no Novo Mundo, mas que eles estiveram por aqui em 1021 D.C. Porém, tudo indica que estadia dos nórdicos na América foi curta.

O estudo só foi possível devido a uma tempestade solar que atingiu a Terra no ano de 993. Nesse tipo de evento, as árvores absorvem radiocarbonos e ficam marcadas. Os pesquisadores então analisaram três pedaços de madeira encontrados em L’Anse aux Meadows. Os três têm sinais de que já existiam em 993. Após essa determinação, os cientistas conseguiram determinar quando a árvore foi cortada após analisar os anéis que se formam em torno da árvore a cada ano. A descoberta foi de que elas foram cortadas em 1021.

Os Vikings forma um povo originário da Escandinávia que viveu entre os séculos VIII e XI. Eles são conhecidos por terem feito grandes expedições marítimas à Europa.