Segunda-feira, 8

Capsula da SpaceX retorna à Terra

Correio Braziliense
postado em 13/11/2021 00:01

Com quatro astronautas a bordo, a cápsula Dragon, da empresa americana SpaceX, retornou à Terra, procedente da Estação Espacial Internacional (ISS). Freada pela atmosfera terrestre, assim como por quatro enormes paraquedas, a nave suportou a queda vertiginosa graças ao escudo térmico. Às 22h33 da costa leste dos Estados Unidos, a cápsula chegou na Flórida, o que representou o fim da missão Crew-2. Um navio recuperou a cápsula e uma equipe abriu a escotilha para a saída dos astronautas. Como medida de precaução, eles foram colocados em macas e transportados por helicóptero. Desde sua chegada à ISS em 24 de abril, a tripulação, formada por dois americanos (Megan McArthur e Shane Kimbrough), um francês (Thomas Pesquet) e um japonês (Aki Hoshide), fez centenas de experimentos e ajudou a aperfeiçoar os painéis solares da estação. Os quatro astronautas a bordo da cápsula Dragon, batizada como Endeavour, se desacoplaram da ISS às 14h05 (16h05 de Brasília). Em seguida, a Endeavour deu uma volta ao redor da ISS durante uma hora e meia para fazer fotografias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags