As mudanças climáticas afetaram todas as zonas vitais da Terra, alertam, em artigo publicado na revista Global Change Biology, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália. A equipe avaliou os efeitos do aquecimento global em 45 regiões biogeográficas distintas — caracterizadas por diferenças de temperatura, precipitação e aridez —, considerando as espécies e os ecossistemas existentes em cada uma delas. Todas sofreram transformações desde o início dos anos 1900. "Descobrimos que 27 milhões de quilômetros quadrados, ou 18,3% da massa terrestre do planeta, foram impactados", relata, em comunicado, James Watson, um dos autores do estudo. Canadá, Estados Unidos, Rússia e norte da Europa têm as áreas mais afetadas. A pesquisa mostra ainda que, mantido o ritmo das emissões, a extensão dos estragos deve triplicar nos próximos 50 anos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.