Covid-19

Ômicron: 4 gráficos para entender variante do coronavírus

A China disse que distribuirá 1 bilhão de doses de imunizantes para países africanos para tentar aumentar os níveis de vacinação locais

BBC
BBC - Coronavirus
postado em 30/11/2021 12:40
 (crédito: Reuters/BBC)
(crédito: Reuters/BBC)

Países vêm tomando uma série de medidas para tentar barrar a disseminação de uma nova cepa do novo coronavírus.

A Ômicron foi classificada como uma "variante de preocupação". As primeiras evidências sugerem que ela oferece um risco elevado de reinfecção.

A variante foi detectada na África do Sul no início deste mês e relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira (24/11).

A Ômicron é responsável pela maioria das infecções encontradas na Província mais populosa da África do Sul, Gauteng, nas últimas duas semanas. O número de casos de "parece estar aumentando em quase todas as Províncias" do país, segundo a OMS.

Mas o ministro da Saúde da África do Sul diz que "não há absolutamente nenhuma necessidade de pânico".

"Já estivemos nesta posição antes", acrescentou Joe Phaahla, referindo-se à variante Beta detectada na África do Sul em dezembro passado.

A Ômicron também já foi detectada em outros países, enquanto nações fechando suas fronteiras para viajantes do sul da África para tentar barrar a entrada do vírus.

Ao mesmo tempo, os programas de imunização estão acelerando a aplicação das doses de reforço na tentativa de prevenir casos graves e mortes.

Por sua vez, a China disse que distribuirá 1 bilhão de doses de imunizantes para países africanos para tentar aumentar os níveis de vacinação locais.

A desigualdade entre países ricos e pobres na imunização contra o coronavírus tem sido bastante criticada e um ponto de preocupação entre especialistas.

Mas por que a Ômicron preocupa? Como ela é detectada?

Afinal, o que são essas variantes e quantas existem até agora?

A BBC News Brasil preparou os gráficos a seguir para ajudar a tirar essas e outras dúvidas. Confira.


1. Por que a Ômicron é preocupante?

Gráfico
BBC

2. O que distingue a nova variante

Gráfico
BBC

3. O que são variantes?

Gráfico
BBC

4. As variantes do coronavírus conhecidas até agora

Gráfico
BBC

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC