PANDEMIA

Sobreviver à infecção pela covid-19 deixa indivíduos mais vulneráveis à morte

Quadros graves de covid-19 deixam sobreviventes mais vulneráveis, mostra estudo americano. A maioria dos óbitos não é de complicações da doença, o que fortalece a tese de que o Sars-CoV-2 gera danos sistêmicos ao corpo

Correio Braziliense
postado em 02/12/2021 06:00
 (crédito: Brandon Bell)
(crédito: Brandon Bell)

Sequelas da covid-19, como fadiga e falta de olfato e paladar, têm despertado a preocupação de pacientes e especialistas em saúde. Mas as complicações podem ser ainda mais críticas. Segundo cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, sobreviver à infecção pelo coronavírus deixa indivíduos mais vulneráveis à morte.

Ao acompanharem 13.638 pessoas submetidas ao teste PCR (considerado padrão ouro para o diagnóstico da infecção pelo coronavírus), eles concluíram que aqueles que enfrentaram um quadro grave da doença têm, em média, um risco duas vezes maior de morrer nos 12 meses seguintes à recuperação, sendo que a maioria das razões dos óbitos não tem relação com a covid.

Para os autores, a constatação é um forte sinal de que a doença pode afetar o corpo humano de uma forma sistêmica e causar danos significativos a longo prazo. "Essas descobertas reforçam que o trauma interno de estar doente o suficiente para ser hospitalizado em razão da covid-19 tem uma grande consequência para a saúde das pessoas. Essa é uma grande complicação da covid-19 que não havia sido demonstrada antes", afirma, em nota, Arch Mainous, principal autor do estudo e professor do Departamento de Pesquisa, Gestão e Política de Serviços de Saúde da universidade estadunidense.

Mainous e colegas têm rastreado pacientes de covid para investigar os impactos da doença a longo prazo. Um estudo anterior mostrou que aqueles que tiveram um quadro grave e se recuperaram correm um "risco significativamente maior" de serem hospitalizados nos seis meses subsequentes. "O novo estudo estendeu isso para investigar o risco de mortalidade nos próximos 12 meses", conta o pesquisador. Os resultados foram apresentados ontem, na revista científica Frontiers in Medicine.

Dos voluntários da análise mais recente, 13.214 testaram negativo para o Sars-CoV-2, 178 tiveram covid-19 grave e 246, leve ou moderada. A equipe considerou covid grave aquela que demandou hospitalizou nos 30 dias seguintes ao diagnóstico positivo. Todos os pacientes se recuperaram da doença, mas, ao longo dos 12 meses de acompanhamento, 2.686 morreram — 2.554 de não infectados pelo coronavírus, 93 que haviam tido covid grave e 39, covid leve ou moderada.

Depois de ajustarem fatores de risco, como idade, raça, sexo e a análise de condições médicas preexistentes, os cientistas chegaram à constatação de que os recuperados de quadros graves de covid-19 tinham 233% mais probabilidade de morrerem dentro de um ano após a infecção, quando comparados aos que testaram negativos. A mesma condição não foi detectada em quem teve covid leve ou moderada.

Também chamou a atenção o fato de a covid não ter sido a principal razão de morte: 20% das pessoas que tiveram covid grave e morreram no período analisado foram vítimas de distúrbios de coagulação ou insuficiência respiratória, sabidamente ligados à infecção pelo Sars-CoV-2. A maioria dos óbitos — 80% — se deu por uma ampla variedade de razões, o que sugere que essas pessoas experimentaram um declínio geral na saúde que as deixou vulneráveis a várias doenças, avaliou Mainous.

"Os pacientes podem sentir que, se forem hospitalizados e se recuperarem da covid-19, venceram a doença. Infelizmente, o aumento substancial da mortalidade no ano seguinte após a recuperação de um episódio grave mostra que esse não é o caso."

Cuidados

A análise também revelou uma possível associação entre maior vulnerabilidade e idade. Pacientes com menos de 65 anos que se recuperaram da covid grave corriam maior risco de morrer (o triplo) do que pacientes com mais de 65 anos que foram hospitalizados pela mesma doença (o dobro), quando comparados com homólogos que testaram negativo.

Os pesquisadores avaliam que podem ter ocorrido falhas no registro dos óbitos, como a não vinculação à covid em pacientes mais idosos, considerando que a morte não ocorreu logo após a recuperação da doença.

Novas investigações são necessárias para entender mais a fundo esses fenômenos. Mas, a partir dos resultados até agora obtidos, Mainous avalia que já é possível fazer algumas indicações. "O risco posterior para o desfecho mais grave, a morte, é alto o suficiente para fazer com que todos repensem o impacto da covid", defende.

Uma das medidas indicadas pelo especialista é a adoção de novos protocolos de cuidado. "Nossas descobertas sugerem a necessidade de um acompanhamento mais próximo dos pacientes que foram hospitalizados com covid-19 da mesma forma que vigiamos as pessoas que estão em risco de ataque cardíaco", indica.

"Como, agora, sabemos que existe um risco substancial de morte devido ao que provavelmente seria considerado uma complicação não reconhecida da covid-19, precisamos estar ainda mais vigilantes para diminuir os episódios graves da doença."

Para Mainous, os resultados também devem servir de estímulo para o fortalecimento de medidas que previnam a infecção pelo Sars-CoV-2. "A covid é ainda mais devastadora do que pensávamos quando estávamos concentrados apenas nos desdobramentos iniciais (…) Arriscar e esperar por um tratamento bem-sucedido no hospital não transmite a imagem completa do impacto dessa doença. Nossa recomendação é apostar em medidas preventivas, como vacinação, para evitar episódios graves."

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação