Sinais de maior risco de reinfecção

Correio Braziliense
postado em 09/12/2021 00:00

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, ontem, que a variante ômicron, aparentemente, tem uma taxa maior de reinfecção, mas causa sintomas menos graves. "Os dados preliminares da África do Sul sugerem um risco aumentado de reinfecção pela cepa ômicron, mas são necessários mais dados para tirar conclusões mais fortes. Também há evidências que sugerem que a ômicron causa sintomas menos graves do que a delta", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus em um encontro com a imprensa, em Genebra.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, também se referiu aos estudos preliminares que mostram que a nova cepa torna a vacina Pfizer/BioNTech menos eficaz, mas pediu o máximo de cautela na interpretação dos dados. "Há uma grande variação na redução da eficácia dos anticorpos, que vai de quatro a sete vezes menos a 40 vezes menos, nesses diferentes estudos, que se limitam ao seu efeito sobre os anticorpos, quando sabemos que o sistema imunológico é algo muito mais complexo", ressaltou. "É prematuro concluir que a redução da atividade de neutralização de anticorpos deve resultar em uma diminuição significativa na eficácia das vacinas", acrescentou, citada pela agência France-Presse de notícias (AFP).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação