Pandemia

Covid: por que epistasia é chave para entender gravidade de ômicron

Cientistas dizem que apenas identificar cada alteração de forma isolada não é suficiente.

BBC
BBC Vídeos
postado em 13/12/2021 06:39

A ômicron é a variante do coronavírus que mais apresenta mutações desde que o surgimento da pandemia, em 2019. A OMS já a classificou como uma "variante de preocupação".

Mas será que um vírus pode ser mais letal somente pelo fato de ter sofrido mutações perigosas?

Cientistas dizem que apenas identificar cada alteração de forma isolada não é suficiente.

Para descobrir qual será o comportamento de um vírus que sofreu mutação, como é o caso da variante ômicron, é preciso decifrar a interação entre cada um de seus genes.

Esse processo é conhecido como epistasia e revela dados fundamentais sobre a habilidade – ou incapacidade – de um vírus afetar a população.

Neste vídeo, nossa repórter Laís Alegretti explica a importância do estudo da epistasia do novo coronavírus para que cientistas apontem um possível fim para a pandemia.

Confira o vídeo acima e a reportagem em texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC