Variar atividades pode ajudar

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 00:01

Um estudo recente da Simon Fraser University (SFU), no Canadá, mostra que, na tentativa de evitar o surgimento do Alzheimer e de outras demências, os idosos devem, além de se manter ativos, variar as atividades da rotina. Dessa forma, uma combinação de hobbies, como praticar exercícios físicos e se manter conectado com pessoas queridas, reduz mais o risco de surgimento de doenças neurodegenerativas do que se dedicar a apenas uma dessas atividades.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram dados de 3.210 pessoas com idade entre 65 e 89 anos, participantes do Instituto Nacional de Estudo de Saúde e Aposentadoria do Envelhecimento. Os voluntários foram questionados sobre com que frequência se engajavam em 33 atividades, considerando as classificações: "nunca", "pelo menos uma vez por mês", "várias vezes em um mês" e "diariamente".

Assar ou cozinhar, ler, jogar cartas, caminhar por 20 minutos, socializar-se com a família e amigos por meio de cartas, e-mail, telefonemas ou visitas pessoais foram algumas das atividades listadas. Um modelo de aprendizado de máquina foi criado pelos cientistas para analisar o impacto desses fatores na memória dos idosos. "Os resultados do nosso estudo mostram que o declínio cognitivo pode ser reduzido por meio de uma combinação de atividades diárias ativas", afirma Sylvain Moreno, professor-associado da Escola de Artes Interativas da SFU e um dos autores do estudo, publicado na revista Aging-US.

Segundo Moreno, a constatação indica que o papel dos genes no desenvolvimento desse tipo da doença pode ser menor do que o imaginado. "Os cientistas acreditavam que a genética era o principal fator que influenciava a saúde cognitiva, mas nossas descobertas mostram o contrário. Com a idade, sua escolha de atividades diárias é mais importante do que sua genética ou suas habilidades cognitivas atuais."

Para os autores do estudo, os resultados também sugerem que a indicação de cuidados sociais — que estimulem adultos mais velhos a se conectarem com uma série de atividades na comunidade, como jardinagem, aulas de arte ou voluntariado — deve fazer parte das políticas de promoção do envelhecimento saudável.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação