Quinta-feira, 6

Rumo à geleira de Thwaites

Correio Braziliense
postado em 08/01/2022 00:01

Em missão conjunta, Estados Unidos e Reino Unido enviaram um grupo de 32 cientistas para a Antártida. O objetivo da equipe é alcançar a enorme geleira de Thwaites — "o lugar no mundo que é mais difícil de chegar" — para investigar melhor quanto e com que velocidade os mares vão subir por causa do aquecimento global que está corroendo o gelo do continente. O trabalho vai durar mais de dois meses. Os pesquisadores, a bordo de um navio americano, vão estudar especificamente a área crucial onde Thwaites enfrenta o Mar de Amundsen e pode eventualmente perder grandes quantidades de gelo por causa da água quente. A geleira do tamanho da Flórida ganhou o apelido de "geleira do Juízo Final" por causa da quantidade de gelo que ela possui e da quantidade de mar que poderia subir se tudo derretesse — mais de 65 centímetros ao longo de centenas de anos. Americanos e britânicos investiram US$ 50 milhões na missão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags