Terça-feira, 4

Câncer: maior sobrevida ao largar o cigarro

Correio Braziliense
postado em 08/01/2022 00:01

Pacientes que param de fumar após o diagnóstico de um câncer de pulmão têm um impacto significativo na sobrevida. A melhora é de 29%, quando comparada à condição daqueles que seguem fumando depois que descobrem a doença. O estudo — liderado por Saverio Caini, pesquisador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Rede Clínica do Câncer em Florença, na Itália — é resultado da análise de 21 artigos sobre o fenômeno, cobrindo dados de mais de 10 mil pacientes. Segundo Caini, a cessação do tabagismo pode desempenhar um papel positivo na sobrevivência ao câncer de pulmão porque a fumaça do tabaco promove o crescimento, a progressão e a disseminação do tumor, diminuindo, assim, a eficácia e a tolerância aos tratamentos disponíveis, como a radiação. Além disso, aumenta o risco de complicações pós-operatórias. Detalhes da meta-análise foram publicados no Journal of Thoracic Oncology, o jornal oficial da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags