SAÚDE

Homens solitários desenvolvem mais doenças inflamatórias, diz pesquisa

Estudo dinamarquês observou que homens que moram sozinhos e experimentaram pelo menos dois rompimentos em um prazo de seis anos tiveram mais doenças inflamatórias que mulheres na mesma situação

Jéssica Gotlib
postado em 13/01/2022 16:01 / atualizado em 13/01/2022 16:03
A chave para melhorar a qualidade de vida do perfil pesquisado pode estar no comportamento deste grupo -  (crédito: Jurien Huggins/Unsplash/Reprodução)
A chave para melhorar a qualidade de vida do perfil pesquisado pode estar no comportamento deste grupo - (crédito: Jurien Huggins/Unsplash/Reprodução)

Homens de meia idade, divorciados e que moram sozinhos podem ter a saúde mais debilitada que seus correspondentes femininos, aponta estudo da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhague. Segundo os pesquisadores, o efeito de sucessivos rompimentos e de uma vida sem muita companhia é sentido, principalmente, através do aparecimento de doenças inflamatórias crônicas.

Aterosclerose (enrijecimento das artérias), artrite, asma, demência, doenças cardiovasculares e maior mortalidade estão entre os efeitos notados. A professora Rikke Lund, do Departamento de Saúde Pública, explicou que esses achados são importantes para nortear a busca por soluções para os problemas dessa parcela da população.

A pesquisa acompanhou 4,8 mil dinamarqueses com idades entre 50 e 60 anos. Os cientistas analisaram dados arquivados em um banco de voluntários, além de respostas a questionários e exames de sangue que mediram a proteína c-reativa ou CRP, que indica a presença de tecidos inflamados no organismo. As informações eram relativas a um período de 20 anos da vida dos pacientes.

Ao contrário de outros trabalhos sobre o mesmo tema, que costumam focar mais em um único divórcio a longo prazo, esse grupo de cientistas observou o efeito de mais de um rompimento em períodos médios de seis anos. Eles também consideraram a vida comunitária dos entrevistados, de modo que o fato de morar sozinho se tornou uma variável relevante para o bem-estar de cada entrevistado.

“Homens e mulheres idosos demonstram padrões abrangentes, mas muito diferentes, quando se trata de buscar contato social. As mulheres são muito mais propensas a procurar a companhia de outras pessoas do que os homens. Essa pode ser a razão pela qual as mulheres que moram sozinhas têm muito contato social, enquanto os homens que moram sozinhos podem ser menos propensos a procurar companhia”, explicou a líder do estudo.

Solução é comportamental

De acordo com Lund, essa mudança de perspectiva é importante porque muda também as possíveis soluções para o problema. A pesquisadora acredita que não se trata de obrigar as pessoas a manterem relacionamentos ruins ou falidos, mas de compensar a perda da convivência conjugal e familiar com outras experiências sociais, que podem ser igualmente enriquecedoras.

A cientista cita as experiências de co-habitação, já existentes na Dinamarca, como um exemplo de caminho a se tomar. “As pessoas que se mudam para os esquemas de co-habitação para idosos são principalmente as mais favorecidas socioeconômicamente, o que significa que essas iniciativas não ajudam os mais vulneráveis. Portanto, devemos continuar a desenvolver formas de vida que enfrentem o isolamento que pode advir de morar sozinho”, ressalta. O desafio agora, pelo menos naquele país, é encontrar uma solução que seja boa e aplicável também para a camada menos abastada da população.

O artigo Dissoluções de parceria e morar sozinho afetam a inflamação crônica sistêmica? Um estudo de coorte de adultos dinamarqueses pode ser lido na íntegra (em inglês) aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação