Pesquisa

Madagáscar? Hipopótamos são capazes de reconhecer as vozes uns dos outros

Animais são capazes de distinguir as vozes de seus amigos e de indivíduos que não conhecem

Thays Martins
postado em 25/01/2022 15:32 / atualizado em 25/01/2022 15:45
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Se você acha que conversar com os amigos é uma atividade só de humanos, está bem enganado. Os hipopótamos são capazes de reconhecer as vozes uns dos outros e atendem aos chamados daqueles que são mais próximos. É isso que revela um estudo publicado na Current Biology nesta segunda-feira (24/1). 

O "barulho" feito pelos hipopótamos pode ser ouvido a longa distância e, por isso, os cientistas suspeitaram da importância dessa "buzina sibilante".  

Um dos grandes desafios para o estudo foi a dificuldade de localizar os animais. Por isso, eles foram para a Reserva Especial de Maputo, Moçambique, uma área que inclui vários lagos habitados por hipopótamos.

Lá, eles gravaram o barulho que os animais faziam e reproduziram para outros indivíduos do mesmo grupo e para outros de um grupo diferente. 

De acordo com a pesquisa, as vocalizações de um indivíduo estranho induzem uma resposta comportamental mais forte do que aquelas produzidas por indivíduos do mesmo grupo ou de um vizinho.

No geral, a resposta dos hipopótamos era também fazer barulho quando ouviam um som conhecido. Já quando era um som desconhecido, eles pulverizam esterco, o que indica marcação de território. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 05/09/2013. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Juracy da Rocha tratador de animais com Hipopótamo do Zoológico de Brasília.
    05/09/2013. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Juracy da Rocha tratador de animais com Hipopótamo do Zoológico de Brasília. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • 03/04/2015 Crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Hipopotamo é um dos animais do Le Cirque que está em disputa judicial no TJDFT, no Zoologico de Brasilia.
    03/04/2015 Crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Hipopotamo é um dos animais do Le Cirque que está em disputa judicial no TJDFT, no Zoologico de Brasilia. Foto: Andr? Violatti/Esp. CB/D.A Press
  • 31/05/2013. Credito: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Nascimento de filhote de hiopopotamo no zoologico da capital mineira. Na foto, o hipopotamo macho.
    31/05/2013. Credito: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Nascimento de filhote de hiopopotamo no zoologico da capital mineira. Na foto, o hipopotamo macho. Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação