Ciência

Buraco negro diferente é achado em galáxia vizinha da Via Láctea

O buraco negro é menor do que os que ocorrem quando estrelas se explodem e maior do que os que surgem nos centro das galáxias

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, encontrou um buraco negro diferente de qualquer outro. Isso porque ele é menor do que os localizados nos centros das galáxias e maior do que os que surgem quando uma estrela explode. Isso faz dele um dos únicos buracos negros de massa intermediária que se tem conhecimento. A descoberta foi publicado no The Astrophysical Journal em 11 de janeiro.

De acordo com os cientistas, o buraco negro está escondido dentro da B023-G078, um enorme aglomerado estelar em nossa galáxia vizinha mais próxima, Andrômeda.

O B023-G078 era considerado um aglomerado globular de estrelas, mas os pesquisadores argumentam que, em vez disso, trata-se de um núcleo despojado. Núcleos despojados são remanescentes de pequenas galáxias que caíram em galáxias maiores e tiveram as estrelas externas arrancadas por forças gravitacionais. O que resta é um núcleo minúsculo e denso orbitando a galáxia maior e, no centro desse núcleo, um buraco negro.

Os pesquisadores já acreditavam nessa hipótese durante muito tempo, mas agora eles conseguiriam provar a existência do buraco negro. Para isso, eles usaram dados do Observatório Gemini e imagens do Telescópio Espacial Hubble e calcularam a velocidade que as estrelas se moviam. Para elas se moverem da forma como estavam no aglomerado só seria possível com a presença de um buraco negro.

Saiba Mais