REINO UNIDO

Obesidade associada à covid-19 pode representar maior risco para minorias étnicas

Estudo conduzido em Londres mostra que, embora seja um fator de risco para toda a população, o fato de ter obesidade antes da contaminação foi mais perigoso quando a associado a indivíduos negros ou asiáticos que a brancos

Jéssica Gotlib
postado em 02/02/2022 16:25 / atualizado em 02/02/2022 16:27
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 12 milhões de adultos ingleses -  (crédito:  Oli Scarff/AFP)
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 12 milhões de adultos ingleses - (crédito: Oli Scarff/AFP)

Os fatores de risco para a covid-19 são estudados desde o início da pandemia para que equipes de saúde possam orientar melhor os pacientes. Desde meados de 2020 os cientistas sabem, por exemplo, que pertencer a uma minoria racial ou ser uma pessoa com obesidade pode ser de maior gravidade ou, até, letalidade para as pessoas.

Agora, uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou como esses dois elementos se tornam perigosos caso estejam sobrepostos em um mesmo individuo. Enquanto nas pessoas brancas o IMC associado a um caso grave ou morte por covid-19 foi de 40 kg/m², o índice foi de 30,1 kg/m², 27,0 kg/m² e 32,2 kg/m² em negros, sul-asiáticos e outras etnias, respectivamente.

Em outras palavras, isso quer dizer que uma pessoa sul-asiática considerada com sobrepeso está mais exposta ao agravamento do quadro que alguém branco com obesidade moderada. O mesmo vale para pessoas negras e de outras etnias minoritárias classificados como ‘obeso’ em relação a um caucasiano cujo IMC está em um grau mais elevado.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Leicester e do Escritório de Estatísticas Nacionais, em Londres. Para o professor Kamlesh Khunti, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido e do Centro de Pesquisa em Saúde Étnica, os dados mostram que há uma necessidade “urgente” de se pesquisar mais sobre a relação causal entre etnia e obesidade.

“A pesquisa fornece insights que permitirão que profissionais de saúde e formuladores de políticas implementem medidas e criem planos personalizados para proteger as pessoas de grupos étnicos minoritários com sobrepeso ou obesidade e, assim, tentar reduzir a mortalidade”, destaca.

O trabalho foi feito com base no banco de dados do sistema de saúde público britânico. Para comparar a incidência dos dois fatores na população afetada gravemente pela covid-19, os cientistas buscaram os registros de IMC da população feitos nos últimos dez anos e compararam com as estatísticas de pacientes internados e óbitos após infecção pelo novo coronavírus. Eles analisaram o histórico de 12,6 milhões de adultos ingleses, a maior base de dados para esses fatores até o momento.

Intitulado Um estudo de coorte populacional de obesidade, etnia e mortalidade por COVID-19 em 12,6 milhões de adultos ingleses, o estudo pode ser lido na íntegra, em inglês, no site da revista especializada Nature Communications.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação