Pandemia

Subvariante da ômicron é até 1,5 vezes mais contagiosa e pode burlar vacinas

Estudo dinamarquês apontou que a ômicron BA.2 é mais contagiosa que a variante "original"; por enquanto, OMS não acende alerta sobre a mutação na cepa

Thays Martins
postado em 03/02/2022 10:15
 (crédito: STR / AFP)
(crédito: STR / AFP)

A informação de que uma subvariante da ômicron, a chamada BA.2, pode ser mais contagiosa do que a variante "original" acende o alerta na comunidade científica. De acordo com um estudo feito na Dinamarca e ainda não revisado por partes, a BA.2 é mais contagiosa e capaz de infectar pessoas vacinadas. Segundo o estudo, a subvariante pode ser até 1,5 vezes mais contagiosa que a BA.1, ômicron original.

Um outro estudo feito pela Agência de Segurança do Reino Unido (UKHSA) também identificou que a subvariante é mais transmissível do que a BA.1. O estudo dinamarquês indicou que a subvariante tem mais capacidade para driblar as vacinas, apesar de que imunizados ainda se contaminem menos do que não vacinados. Além disso, a pesquisa mostrou que pessoas vacinadas que foram infectadas pela BA.2 transmitem menos do que aquelas imunizadas que foram contaminadas pela BA.1.

A subvariante já foi identificada em 57 países, mas por enquanto ela só responde a menos de 4% de todas as sequências de ômicron. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BA.2 está rapidamente substituindo a BA.1 e se tornando dominante. Porém, a organização classificou como improvável que ela posse causar um impacto "substancial". " Olhando para outros países onde a BA.2 está ultrapassando a BA.1 agora, não estamos vendo nenhum aumento maior nas hospitalizações do que o esperado", disse Boris Pavlin, da Equipe de Resposta à covid-19 da OMS em coletiva de imprensa na terça-feira (1º/2).

A OMS também disse que as vacinas também continuam fornecendo proteção semelhante contra as diferentes formas da ômicron. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação