ASTRONOMIA

Cientistas detectam novo planeta orbitando estrela mais próxima ao Sol

Este é o terceiro planeta detectado orbitando a estrela Proxima Centauri; ele leva cinco dias para dar uma volta ao redor da estrela

Thays Martins
postado em 10/02/2022 12:17 / atualizado em 10/02/2022 12:32
 (crédito: ESO/L. CALÇADA)
(crédito: ESO/L. CALÇADA)

Uma equipe de astrônomos encontrou evidências de um novo planeta orbitando a estrela Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema solar, a pouco mais de quatro anos-luz de distância.

A descoberta foi publicada nesta quinta-feira (10/2) na Astronomy & Astrophysics.

Este é o terceiro planeta detectado orbitando a estrela e o mais leve já descoberto. Ele leva cinco dias para completar uma volta ao redor da estrela. 

O exoplaneta tem uma quarto da massa da Terra e orbita a uma distância de cerca de 4 milhões de quilômetros da estrela, menos de um décimo da distância de Mercúrio ao Sol, o planeta mais próximo da nossa estrela. 

A estrela já é conhecida por abrigar outros dois planetas: Proxima b, um planeta com massa comparável à da Terra que orbita a estrela a cada 11 dias, e o Proxima c, que leva cinco anos para dar uma volta em torno da estrela. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação