Pesquisa

Diabéticos que comem menos alimentos processados à noite podem viver mais

De acordo com os cientistas, a dieta ideal é formada por batatas pela manhã, grãos integrais à tarde, verduras e leite à noite

Thays Martins
postado em 15/03/2022 11:39 / atualizado em 15/03/2022 11:40
 (crédito:  Universidade de Barcelona/Divulgação)
(crédito: Universidade de Barcelona/Divulgação)

Comer menos processados à noite pode ajudar pessoas com diabetes a viver mais. Esta é a conclusão de um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism da Endocrine Society nesta terça-feira (15/3).

De acordo com os pesquisadores, as refeições devem estar alinhadas com o relógio biológico. Os cientistas observaram que comer batatas pela manhã, grãos integrais à tarde, verduras e leite à noite e menos carne processada à noite foi associado a uma melhor sobrevivência a longo prazo em pessoas com diabetes.

Para chegar a conclusão, os cientistas analisaram dados de 4.642 pessoas com diabetes. Eles descobriram que pessoas que comiam batatas ou vegetais ricos em amido pela manhã; grãos integrais à tarde e vegetais escuros, como verduras e brócolis; e leite à noite tinham menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas. Aqueles que comiam muita carne processada à noite eram mais propensos a morrer de problemas no coração.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação