ITÁLIA

Exposição à poluição está associada a doenças autoimunes, sugere pesquisa

O risco de doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, é 20% maior em pessoas mais expostas à poluição atmosférica

Correio Braziliense
postado em 17/03/2022 18:43 / atualizado em 17/03/2022 18:45
 (crédito: Michal Cizek/AFP)
(crédito: Michal Cizek/AFP)

Um novo estudo publicado na revista americana RMD Open sugere que a exposição a longo prazo à poluição do ar pode causar o aumento de incidência de doenças autoimunes. De acordo com a análise, feita por pesquisadores da Universidade de Verona, Itália, o risco de artrite reumatoide é 40% maior entre as pessoas expostas a um material poluente atmosférico (PM10 e PM2,5) por períodos prolongados de tempo.

Ainda segundo a pesquisa, o risco de doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, é 20% maior em pessoas mais expostas à poluição do ar. Entre estas pessoas, doenças do tecido conjuntivo, como lúpus, tem 15% a mais de chance de surgir em comparação aos não expostos.

A pesquisa analisou os dados de 81,3 mil homens e mulheres na Itália entre junho de 2016 e novembro de 2020. Do total, cerca de 12% foram diagnosticados com doença autoimune no período. A análise concluiu que a exposição a partículas de poluentes por grande período, acima do nível considerado seguro para a saúde, aumenta em até 13% o risco dessas enfermidades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação