Pesquisa

Vírus da covid-19 pode viver quase um mês nos testículos, aponta pesquisa

Trabalho joga luz sobre a influência do agente patogênico na infertilidade masculina, e constatou que a doença afeta diretamente todo o tecido testicular em pacientes que faleceram com o problema

Estado de Minas
postado em 18/03/2022 09:48
 (crédito: Jack Hill/AFP/POOL)
(crédito: Jack Hill/AFP/POOL)

Estudo iniciado em 2020 por médicos e pesquisadores mineiros constatou que o vírus SARS-CoV2, que causa a COVID-19, pode se alojar nos testículos de homens infectados por quase um mês, levando os pesquisadores a classificar o órgão como um "santuário viral". O trabalho joga luz sobre a influência do agente patogênico na infertilidade masculina, e constatou que a doença afeta diretamente todo o tecido testicular em pacientes que faleceram com o problema, ou seja, pacientes que se manifestaram com a forma grave da doença.


Ainda não se sabe se as formas leves e moderadas da COVID-19 têm impacto temporário ou definitivo na fertilidade dos homens. A pesquisa foi submetida à revista científica internacional, com revisão de pares, para possível publicação.

A proposta da investigação partiu da constatação de que diversos vírus ficam alojados no testículo, considerado um "santuário viral". Sabendo disso, o grupo de médicos e pesquisadores capitaneados pelo urologista Marcelo Horta Furtado, que integra o Serviço de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde, se debruçou sobre a literatura científica e se deparou com um artigo sobre a identificação de alterações importantes nos testículos de seis pacientes que morreram em decorrência da infecção por SARS-CoV-1, em 2006. Muito antes da COVID-19 afligir o mundo, o SARS-CoV-1 foi identificado como agente da epidemia de síndrome respiratória aguda grave (Sars), iniciada na China no fim de 2002.

A partir dessa primeira constatação, a equipe avançou na investigação. "Após encontrarmos esse indício importante envolvendo o vírus da SARS, outro ponto que nos chamou a atenção foi perceber que o vírus da COVID-19, o SARS-CoV-2, usa um receptor da membrana celular, abundante no testículo, para infectar as células humanas", diz Marcelo Furtado.

Os médicos convidaram o pesquisador Guilherme Costa, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e contaram com a colaboração de uma dezena de pesquisadores da própria universidade, além de membros da Universidade Estadual Paulista, de São José do Rio Preto, em São Paulo, e da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Juntos, planejaram o estudo envolvendo pacientes que vieram a óbito nos hospitais da Rede Mater Dei, em decorrência de complicações da COVID-19.


A pesquisa foi autorizada pelo Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Rede Mater Dei e teve o consentimento legal dos familiares de todos os pacientes. "O objetivo era avaliar se realmente havia acometimento dos testículos, determinar possíveis mecanismos do dano e investigar a presença e persistência do vírus no tecido testicular. E, para nossa surpresa, os danos ao tecido testicular foram confirmados em todos os 11 pacientes estudados. Ele mostrou-se mais intenso de acordo com o tempo de internação no CTI, ou seja, quanto mais tempo no CTI mais severo o dano ao órgão", diz Furtado.

Segundo o médico, durante as observações, a equipe percebeu que todas as células testiculares dos pacientes avaliados estavam afetadas. Não somente as da linhagem germinativa - que dão origem aos espermatozoides -, mas também as células de Leydig, que produzem a testosterona. Notou-se, inclusive, que a testosterona intratesticular encontrava-se bastante diminuída.

"Isso nos indica que o vírus atinge a região vital para a fertilidade masculina, comprometendo todos os tecidos que ali estão e podendo afetar a capacidade reprodutiva do homem", acrescenta o urologista.

Nanosensores e técnicas modernas

Para a confiabilidade do estudo, foram usadas técnicas como a microscopia eletrônica, marcações imuno-histoquímicas, exames de PCR com primers específicos e as realizadas por nanosensores desenvolvidos no Departamento de Microbiologia da UFMG. Foi a partir daí que eles tiveram outra surpresa.


"Verificamos que o SARS-CoV-2 ainda estava presente no tecido testicular e com alta capacidade replicativa. Retiramos uma amostra e a submetemos a um teste em células vero, que permitem a replicação celular. Constatamos que os vírus achados nos tecidos testiculares dos pacientes e também nos túbulos seminíferos (túbulos onde são gerados os espermatozoides) ainda tinham capacidade infecciosa", acrescenta Marcelo Furtado.

A partir desse achado, um estudo adicional está sendo realizado em dois grupos de pacientes: assintomáticos ou pouco sintomáticos que tiveram diagnóstico confirmado de COVID-19, e pacientes com sintomatologia moderada e/ou severa, com diagnóstico de COVID-19, mas que se recuperaram após um período de internação hospitalar.

Esse novo trabalho visa determinar a presença do vírus SARS-CoV-2 no sêmen e avaliar o comprometimento da fertilidade nesses homens, usando métodos tradicionais e de inteligência artificial. Para o urologista, a pesquisa contribui para o entendimento do comportamento do vírus no corpo humano e sugere alguns mecanismos celulares e moleculares pelo qual ele acomete os tecidos.

"Contribui ainda para o desenvolvimento de novas tecnologias para aperfeiçoar o diagnóstico de doenças virais, não apenas da COVID-19. A pandemia nos mostrou o quanto ainda temos que avançar no conhecimento da natureza e o quanto precisamos investir em ciência no Brasil, que enfrenta uma concorrência com grupos de pesquisas internacionais", afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação