EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Rover Perseverance, da Nasa, consegue captar sons de Marte; escute

As gravações foram obtidas pelo Perseverance Rover, que faz parte da missão "Mars 2020 Perseverance"

Camilla Germano
postado em 01/04/2022 17:47 / atualizado em 01/04/2022 18:11
Rover Perseverance, da Nasa, consegue captar sons de Marte -  (crédito: Reprodução/NASA)
Rover Perseverance, da Nasa, consegue captar sons de Marte - (crédito: Reprodução/NASA)

Os sons de Marte captados por um robô da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) ajudaram cientistas a compreender melhor como são as condições do planeta. Com as gravações, foi constatado que a velocidade do som é diferente da Terra e que, em algumas estações do ano, o planeta emite menos sons do que em outros. (Escute os sons ao fim da matéria).

O microfone do Perseverance Rover — robô que faz parte da missão Mars 2020 Perseverance, que tem como principal objetivo estudar a astrobiologia do Planeta — conseguiu captar os sons e, a partir das gravações, um estudo identificou que a velocidade do som é mais lenta no Planeta Vermelho do que na Terra, prevalecendo um profundo silêncio na maior parte do tempo.

O estudo — publicado na revista Nature nesta sexta-feira (1º/4) — revela a rapidez com que o som viaja pela atmosfera extremamente fina, composta principalmente de dióxido de carbono e como ele pode soar aos ouvidos humanos. Além disso, os cientistas usaram as gravações de áudio para sondar mudanças sutis de pressão do ar no planeta.

A grande diferença encontrada é que em Marte a velocidade do som é mais lenta do que na Terra, em que os sons normalmente viajam a 767 milhas por hora (343 metros por segundo). Mas, em Marte, os sons graves viajam a cerca de 240 metros por segundo, enquanto os sons mais agudos se movem a 250 metros por segundo.

Veja mais imagens da missão Perseverance

  • O Helicóptero Ingenuity Mars da NASA pode ser visto pairando durante seu terceiro voo em 25 de abril de 2021, visto pela câmera de navegação esquerda. Reprodução/NASA
  • Esta composição de duas imagens mostra o buraco perfurado pelo rover Perseverance da NASA durante sua segunda tentativa de coleta de amostras. Reprodução/NASA
  • Em 27 de agosto de 2021, o rover Perseverance da NASA capturou esta imagem da torre carregada de instrumentos científicos no final de seu braço robótico se aproximando da rocha apelidada de "Rochette" Reprodução/NASA
  • Esta ilustração indica o posicionamento dos dois microfones do Perseverance. O microfone no mastro faz parte do instrumento científico SuperCam. O microfone na lateral do rover foi projetado para capturar os sons de entrada, descida e aterrissagem para engajamento do público. NASA/JPL-Caltech
  • O helicóptero Ingenuity da NASA desbloqueou suas pás de rotor, permitindo que girassem livremente, em 7 de abril de 2021, o 47º dia marciano, ou sol, da missão. Reprodução/NASA

Segundo Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse, na França, e principal autor do estudo, os cientistas acreditavam que o microfone do robô estava quebrado, dado o silêncio no planeta. "Uma das características mais marcantes das gravações sonoras é o silêncio que parece prevalecer em Marte", afirmou.

Para Baptiste Chide, que também participou do estudo, o silêncio marciano é uma consequência por Marte ter uma atmosfera fina. "Marte é muito quieto por causa da baixa pressão atmosférica."

No entanto, eles explicam que a pressão lá muda conforme as estações e, por isso, nos próximos meses Marte pode ficar "mais barulhento". “Estamos entrando em uma temporada de alta pressão. Talvez o ambiente acústico em Marte seja menos silencioso do que quando pousamos", explicou Chide.

Escute os sons do planeta:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação