Cientistas da Universidade de Chinesa de Hong Kong desenvolveram uma tecnologia no mínimo curiosa. Trata-se de um pequeno robô. Mas não é, de forma alguma, um robô convencional.
Em entrevista à revista New scientist, o pesquisador Li Zhang explica que a invenção foi elaborada a partir de uma série de partículas magnéticas que podem ser manipuladas remotamente. Tais características conferem ao robozinho um aspecto gosmento, que foi comparado ao do vilão Venom, inimigo do Homem-Aranha nas telonas.
Confira o robozinho:
A robot made of magnetic slime could be deployed inside the body to perform tasks such as retrieving objects swallowed by accident.https://t.co/EYpnx56vNO pic.twitter.com/zA3hMO80xQ
— New Scientist (@newscientist) March 31, 2022
Ainda segundo Zhang, a tecnologia é feita de uma mistura de álcool polivinílico e bórax, compostos frequentemente encontrados na produção de detergentes e produtos de limpeza.
De acordo com o cientista, há inúmeras aplicações para o robô gosmento, desde a recuperação de objetos em locais de difícil acesso e até na área médica, como em cirurgias de baixo grau de invasão e na recuperação de objetos ingeridos acidentalmente e que podem fazer mal ao organismo, por exemplo.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Mais informação faz com que adultos descubram que vivem com autismo
- Ciência e Saúde A extraordinária história de Alice Ball, a cientista que desenvolveu 1º tratamento para a hanseníase
- Ciência e Saúde Como proteger criança de até 5 anos, que ainda não pode tomar vacina
- Ciência e Saúde Fósseis brasileiros ajudam a entender como viviam os dinossauros
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.