TECNOLOGIA

Venom? Robô de gosma magnética pode "buscar" objetos no corpo humano

Segundo pesquisadores de Hong Kong, a tecnologia é controlada por campo magnético e pode ter aplicações médicas, como facilitar cirurgias pouco invasivas

Correio Braziliense
postado em 03/04/2022 17:41 / atualizado em 03/04/2022 17:41
O vilão Venom, do Homem-Aranha -  (crédito: Divulgação)
O vilão Venom, do Homem-Aranha - (crédito: Divulgação)

Cientistas da Universidade de Chinesa de Hong Kong desenvolveram uma tecnologia no mínimo curiosa. Trata-se de um pequeno robô. Mas não é, de forma alguma, um robô convencional.

Em entrevista à revista New scientist, o pesquisador Li Zhang explica que a invenção foi elaborada a partir de uma série de partículas magnéticas que podem ser manipuladas remotamente. Tais características conferem ao robozinho um aspecto gosmento, que foi comparado ao do vilão Venom, inimigo do Homem-Aranha nas telonas.

Confira o robozinho:

Ainda segundo Zhang, a tecnologia é feita de uma mistura de álcool polivinílico e bórax, compostos frequentemente encontrados na produção de detergentes e produtos de limpeza.

De acordo com o cientista, há inúmeras aplicações para o robô gosmento, desde a recuperação de objetos em locais de difícil acesso e até na área médica, como em cirurgias de baixo grau de invasão e na recuperação de objetos ingeridos acidentalmente e que podem fazer mal ao organismo, por exemplo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação