Alerta

Pacientes com câncer têm duas vezes mais risco de suicídio, diz estudo

Publicado em um dos periódicos mais importantes na medicina mundial, artigo produzido por psicóloga do DF explora fatores associados a transtornos psiquiátricos em pacientes oncológicos

Correio Braziliense
postado em 04/04/2022 10:50 / atualizado em 04/04/2022 10:54
Brasiliense Cristiane Bergeerot é a responsável pelo estudo que pode ajudar pacientes a superar o câncer -  (crédito: Arquivo pessoal/ Divulgação)
Brasiliense Cristiane Bergeerot é a responsável pelo estudo que pode ajudar pacientes a superar o câncer - (crédito: Arquivo pessoal/ Divulgação)

Pacientes com câncer têm risco aumentado, de quase o dobro, de morrer por suicídio. A constatação está em artigo publicado nesta semana na revista Nature Medicine, um dos periódicos mais respeitados na medicina em nível mundial.

“Fatores como, por exemplo, um pior prognóstico, doença avançada e primeiro ano após o diagnóstico são de considerável risco e diretamente ligados à possibilidade do suicídio”, destacou a psicóloga do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), Cristiane Bergerot, autora da publicação.

O levantamento foi feito em parceria com o renomado oncologista Sumanta Pal, do City of Hope, da Califórnia (EUA), e discute dois estudos que exploraram fatores associados a transtornos psiquiátricos e tentativa de suicídio em duas grandes amostras de pacientes com câncer. Em uma delas, a amostra foi de 459.542 pacientes oncológicos. Na outra, foram 46.952.813 pacientes com a doença.

“Pessoas com alguns tipos de cânceres, como o tumor de testículos, estão mais propensas a apresentar algum transtorno psiquiátrico”, constatou a especialista. “Pacientes submetidos a múltiplos tratamentos (cirurgia + radioterapia + quimioterapia) também apresentaram essa propensão”, complementou Cristiane Bergerot.

De acordo com ela, o estudo tem o objetivo de enfatizar a enorme importância do acompanhamento psicológico contínuo para implementar programa de avaliação de sintomas emocionais e melhorar o suporte psico-oncológico, a fim de identificar precocemente qualquer transtorno psiquiátrico e reduzir suas consequências, como o suicídio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação