Animais de estimação

Dieta verde é melhor para cães

Correio Braziliense
postado em 14/04/2022 00:01
 (crédito: Reprodução / Twitter)
(crédito: Reprodução / Twitter)

Um estudo com tutores de mais de 2,5 mil cães sugere que dietas veganas balanceadas podem ser mais saudáveis e menos perigosas do que as convencionais ou à base de carne crua. Andrew Knight, da Universidade de Winchester, no Reino Unido, publicou o resultado na revista Plos One. 

Knight diz que muitos fatores podem influenciar os tutores a escolherem dietas não convencionais para seus pets, incluindo preocupações com o meio ambiente, tratamento dos animais utilizados como alimento e a saúde dos mascotes. No entanto, são poucas as pesquisas que comparam esses regimes alimentares.

Para ajudar a esclarecer os potenciais efeitos à saúde de diferentes dietas de cães, Knight e colegas analisaram dados de 2.536 cães alimentados com carne cozida/assada, crua ou com dieta vegana. A pesquisa incluiu perguntas como o número de visitas ao veterinário, uso de medicamentos e distúrbios específicos do animal.

A análise estatística sugeriu que, em geral, os cães com dietas convencionais eram menos saudáveis do que alimentados com carne crua ou dietas veganas. Os pesquisadores sugerem que estudos em larga escala, transversais e longitudinais de cães mantidos em dietas diferentes, e que utilizam dados como resultados de exames clínicos veterinários, podem produzir resultados de maior confiabilidade.

Ainda assim, afirmam que pesquisas anteriores associaram dietas carnívoras-crudívoras ao aumento do risco de patógenos e deficiências nutricionais. À luz das descobertas novas e prévias, os cientistas sugerem que uma alimentação vegana nutricionalmente balanceada pode, de fato, ser a escolha mais saudável e menos perigosa para os cães. "Acreditamos que nosso estudo com 2.536 cães é, de longe, o maior publicado até hoje, explorando os resultados de saúde de cães alimentados com dietas veganas e à base de carne. Analisamos uma série de dados objetivos, bem como as opiniões dos proprietários e relatamos avaliações veterinárias sobre a saúde dos animais. O estudo revelou que as escolhas alimentares mais saudáveis e menos perigosas para cães são dietas veganas nutricionalmente saudáveis", escreveram, no artigo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação