China

Fragmento de tRNA pode ajudar no diagnóstico de câncer no fígado

O câncer no fígado é um dos tipos da doença mais comuns e mortais — a doença também tem baixa taxa de sobrevivência quando descoberto em casos avançados

Camilla Germano
postado em 18/04/2022 15:48 / atualizado em 18/04/2022 15:54
Pesquisadores identificaram um novo tRNA no sangue para melhorar o diagnóstico de câncer de fígado -  (crédito: Reprodução/Ministério da Educação)
Pesquisadores identificaram um novo tRNA no sangue para melhorar o diagnóstico de câncer de fígado - (crédito: Reprodução/Ministério da Educação)

Conhecidos pela transferência de aminoácidos, os tRNAs, importantes na síntese de proteínas no corpo humano, podem ser a solução para um melhor diagnóstico de câncer de fígado.

Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, identificaram a tRF-Gln-TTG-006, um fragmento do tRNA "pai" (original) que tem capacidade promissora como biomarcador sanguíneo e regulador de progressão de doenças em vários tipos de câncer.

O câncer no fígado — conhecido também como carcinoma hepatocelular (CHC) — é um dos tipos de cânceres mais comum e mortais, com taxa de sobrevivência de aproximadamente 5 anos em casos avançados.

O estudo — publicado na revista científica Frontiers of Medicine e que incluiu 177 pessoas — usa uma estratégia de validação em dois estágios para rastrear e finalmente verificar esse tRNA único que pode separar pacientes com HCC precoce de pessoas saudáveis. Quando comparado com o biomarcador —fetoproteína (AFP), que já é utilizado no diagnóstico da doença, o tRF-Gln-TTG-006 apresenta uma precisão maior em pacientes com câncer de fígado em estágio inicial.

Além disso, a pesquisa mostra ainda que o tRF-Gln-TTG-006 pode se originar de células tumorais e afetar o crescimento das células doentes, ou seja, ele participa da progressão do CHC.

 

  • Posição do trf-gln-ttg-006 na estrutura secundária cloverleaf (esquerda) e sua capacidade habitada para formação de colônias de ambas as linhas celulares CHC (direita) HIGHER EDUCATION PRESS LIMITED COMPANY

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação