Uma pesquisa publicada na Psychology Today se debruça sobre o vício em telefones celulares. No experimento, os participantes tiveram que desligar os telefones por uma hora antes de ir dormir.
Os pesquisadores observaram o medo chamado "nomofobia", de ficar sem telefone. O mal está frequentemente associado ao uso excessivo do celular, na verificação constante de mensagens, no uso excessivo das redes sociais, e na busca constante por informações e comunicação. Esses fatores causam ansiedade e trazem resultados adversos à saúde mental.
Saiba Mais
A pesquisa mostra que o uso excessivo do telefone resulta em maiores níveis de estresse, menor satisfação de vida, aumento da ansiedade, depressão e pior qualidade de sono. A pesquisadora Jolanta Burke, explica que a ideia do projeto surgiu na tentativa de ajudar as pessoas a tirar o melhor de seus telefones e garantir uma boa noite de sono.
O estudo pediu para profissionais do Reino Unido que tendiam a usar muito o telefone para que o aparelho fosse desligado uma hora antes de dormir. O telefone deveria ficar desligado durante a noite por uma semana. "É claro que sabíamos que isso resultaria em alguma melhoria da felicidade e do bem-estar, mas as descobertas surpreenderam até mesmo a nós", explica a pesquisadora.
Foi descoberto que o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que desligaram o telefone antes de ir para a cama aumentaram. Isso significa que eles relataram maior satisfação com a vida e a felicidade em apenas uma semana. Além disso, eles se tornaram mais receptivos ao mundo ao redor deles e se viram mais saudáveis fisicamente.
Segundo o estudo, independentemente de para que se usa os telefones, a simples ativação do dispositivo afeta negativamente nossa capacidade de adormecer. Além disso, os participantes relataram que desligar os telefones por uma hora antes de ir para a cama reduziu a ansiedade. Eles ainda sentiram que não estavam perdendo tempo. Alguns participantes ainda mencionaram a melhoria da vida sexual.
Jolanta afirma que mais de 90% dos participantes do experimento querem continuar desligando os telefones mesmo depois que o experimento tiver terminado. A estudiosa conclui que desligar o telefone é uma pequena mudança que pode trazer grandes resultados.
* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Cientistas descobrem espécie de artrópode e batizam de 'Taylor Swift'
- Ciência e Saúde Grande explosão solar causa apagão em rádios na Terra e gera riscos
- Ciência e Saúde Devemos fazer três refeições por dia?
- Ciência e Saúde As bactérias na urina que podem indicar câncer de próstata agressivo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.