Fundo do Oceano

Pesquisa coleta núcleo de sedimentos mais profundo no Oceano Atlântico

O núcleo da amostra está batendo recordes como o mais profundo já coletado no Oceano Atlântico, e possivelmente o núcleo mais profundo coletado em qualquer oceano

Helena Dornelas*
postado em 22/04/2022 13:23
Tripulação do navio de pesquisa Neil Armstrong -  (crédito: PHOTO BY PAUL WALCZAK, OREGON STATE UNIVERSITY )
Tripulação do navio de pesquisa Neil Armstrong - (crédito: PHOTO BY PAUL WALCZAK, OREGON STATE UNIVERSITY )

Uma equipe de cientistas, engenheiros e tripulação do navio de pesquisa Neil Armstrong, operado pelo Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI), coletou uma amostra de sedimentos cilíndricos da parte mais profunda da Fossa de Porto Rico. O núcleo da amostra está batendo recordes como o mais profundo já coletado no Oceano Atlântico, e possivelmente o núcleo mais profundo coletado em qualquer oceano.

A amostra de sedimentos cilíndricos de 38 pés de comprimento da parte mais profunda da Fossa de Porto Rico fica a quase 5 milhas abaixo da superfície. A coleta ocorreu a bordo de um cruzeiro colaborativo em Porto Rico, entre fevereiro e março de 2022.

Os núcleos de sedimentos longos são geralmente coletados permitindo que um tubo de núcleo, com um peso de chumbo no topo, caia através da água e se transforme em sedimentos macios que se acumulam no fundo do mar durante longos períodos de tempo. Quando o tubo é puxado para fora do fundo do mar e de volta para o navio, o sedimento recuperado no interior pode ser usado para estudar as condições ambientais e climáticas da Terra que datam de dezenas, centenas de milhares, ou mesmo milhões de anos atrás.

Com a pesquisa, os cientistas estão interessados em compreender as características genéticas que permitem que organismos microscópicos sobrevivam dentro dos sedimentos do fundo do mar. O principal objetivo desta expedição é entender melhor como micróbios em diferentes profundidades no fundo do mar se adaptaram a condições ambientais diferentes presentes nas faixas de profundidade da trincheira.

Ao longo de três semanas no mar, a equipe coletou núcleos desde uma profundidade de água de cerca de 50 metros (165 pés) até a profundidade máxima da trincheira de cerca de 8.385 metros (27.510 pés).

"Levamos esses núcleos para aprender como os micróbios que vivem sob o fundo do mar respondem à pressão", disse o professor Steven D'Hondt. "Nosso objetivo final é melhorar a compreensão de como os organismos em ambientes extremos se envolvem no mundo ao seu redor."

As coleções do núcleo foram possíveis graças ao sistema de núcleo longo originalmente desenvolvido no Instituto Oceanográfico Woods Hole em 2007, pelo especialista Jim Broda para o navio de pesquisa Knorr, que foi aposentado. O sistema então foi adaptado ao navio mais curto Neil Armstrong, usado na pesquisa.

O grupo de pesquisadores foi liderado pelo Prof. Steven D'Hondt e Dr. Robert Pockalny da Escola de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade de Rhode Island e incluiu pesquisadores e técnicos da WHOI, Universidade de Rhode Island, Universidade da Califórnia San Diego, Universidade do Estado de Oregon, Universidade de Washington, Universidade de Porto Rico Mayagüez, e Universidade de Munique.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação