China

Fragmento de tRNA pode ajudar no diagnóstico de câncer no fígado

O câncer no fígado é um dos tipos da doença mais comuns e mortais — a doença também tem baixa taxa de sobrevivência quando descoberto em casos avançados

Conhecidos pela transferência de aminoácidos, os tRNAs, importantes na síntese de proteínas no corpo humano, podem ser a solução para um melhor diagnóstico de câncer de fígado.

Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, identificaram a tRF-Gln-TTG-006, um fragmento do tRNA "pai" (original) que tem capacidade promissora como biomarcador sanguíneo e regulador de progressão de doenças em vários tipos de câncer.

O câncer no fígado — conhecido também como carcinoma hepatocelular (CHC) — é um dos tipos de cânceres mais comum e mortais, com taxa de sobrevivência de aproximadamente 5 anos em casos avançados.

O estudo — publicado na revista científica Frontiers of Medicine e que incluiu 177 pessoas — usa uma estratégia de validação em dois estágios para rastrear e finalmente verificar esse tRNA único que pode separar pacientes com HCC precoce de pessoas saudáveis. Quando comparado com o biomarcador —fetoproteína (AFP), que já é utilizado no diagnóstico da doença, o tRF-Gln-TTG-006 apresenta uma precisão maior em pacientes com câncer de fígado em estágio inicial.

Além disso, a pesquisa mostra ainda que o tRF-Gln-TTG-006 pode se originar de células tumorais e afetar o crescimento das células doentes, ou seja, ele participa da progressão do CHC.

 

HIGHER EDUCATION PRESS LIMITED COMPANY - Posição do trf-gln-ttg-006 na estrutura secundária cloverleaf (esquerda) e sua capacidade habitada para formação de colônias de ambas as linhas celulares CHC (direita)

Saiba Mais