NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: 13% dos pacientes hospitalizados têm complicações neurológicas

Pesquisadores descobriram que um em cada 10 pacientes internados no primeiro ano da pandemia tiveram encefalopatia

Thays Martins
postado em 04/05/2022 12:39 / atualizado em 04/05/2022 12:43
 (crédito: Silvio Avila/AFP)
(crédito: Silvio Avila/AFP)

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, descobriram que quase 13% dos pacientes admitidos por covid-19 no primeiro ano da pandemia desenvolveram manifestações neurológicas graves.

Várias evidências científicas mostram que a covid-19 pode causar disfunção de vários sistemas orgânicos, incluindo o sistema nervoso. Os sintomas neurológicos aparecem até mesmo em pacientes com a doença leve e alguns podem persistir mesmo depois da doença curada.

Neste estudo, publicado na Critical Care Explorations na sexta-feira (29/4), os pesquisadores tentaram descrever a prevalência e os fatores de risco para as manifestações neurológicas.

Para isso, eles analisaram dados de 16.225 pacientes de 179 hospitais em 24 países. As descobertas mostram que 1.656 (10,2%) tiveram encefalopatia (qualquer doença difusa do cérebro que altera a função ou estrutura cerebral) na admissão, 331 (2%) tiveram um acidente vascular cerebral, 243 (1,5%) tiveram uma convulsão e 73 (0,5%) teve meningite ou encefalite na admissão ou durante a internação.

Além disso, eles descobriram que todas as manifestações neurológicas graves estavam associadas ao aumento da gravidade da doença, maior necessidade de intervenções na UTI, maior tempo de permanência, uso de ventilador e maior mortalidade. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação