Sinal WOW

Pesquisador identifica estrelas que podem ter enviado sinal extragalático

Conhecido desde 1977, o sinal WOW levanta pesquisas e suposições desde que foi detectado na Universidade de Ohio — a mais famosa, é que ele tenha sido enviado por civilizações extragalácticas

Helena Dornelas*
postado em 24/05/2022 17:57 / atualizado em 24/05/2022 18:03
Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW   -  (crédito: Reprodução)
Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW - (crédito: Reprodução)

Detectado por um radiotelescópio em 15 de agosto de 1977, nos Estados Unidos, o sinal WOW ainda intriga astrônomos que tentam encontrar a origem dele e determinar se o ruído possa ter vindo de uma civilização extragaláctica. Com várias pesquisas na área sem respostas, o especialista Alberto Caballero fez uma lista de possíveis estrelas que poderiam ter mandado o sinal e propôs que as próximas pesquisas ocorram a partir dessas estrelas.

O sinal durou cerca de 72 segundos, porém, vale ressaltar, que este foi o período máximo de tempo que o radiotelescópio da Ohio State University foi capaz de observar, então é provável que o sinal tenha tido uma duração maior. Desde então, o sinal nunca mais foi repetido. Ele foi alvo de observações e estudos ao passar das décadas, que observam a possibilidade do responsável pelo ruído ser uma inteligência extraterrestre. 

O pesquisador propõe que a estrela de onde veio o sinal tenha algumas semelhanças com o Sol. Logo, ele parte do princípio que a estrela seja da categoria G ou K — o nosso Sol é uma estrela do tipo G6. Essa ideia está relacionada à ideia de vida humana, e a ideia é de que a sociedade extraterrestre viva de alguma forma semelhante a civilização da Terra. Com esse nicho, o pesquisador chegou a 66 postulantes que poderiam ser os emissores do sinal.

 

A pesquisa detectou várias possíveis estrelas, mas a mais provável de ter mandado o sinal é a estrela 2MASS 19281982-2640123, localizada a cerca de 1.801 anos-luz do nosso Sistema Solar. 

Foram apontadas outras duas possibilidades de estrelas que poderiam ter emitido o som ouvido do nosso planeta, já que de acordo com o astrônomo que estudou as imagens da ESA, foram descobertas mais duas estrelas com temperaturas parecidas com o Sol, e outras 14 na mesma região.

A estrela 2MASS é uma candidata significativa por entrar nas estimativas do astrônomo Claudio Maccone, que em 2012 disse que não deve existir civilização próxima a menos de 500 anos-luz da Terra.

  • Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW Reprodução
  • Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW Reprodução
  • Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW Reprodução
  • Pesquisador determina possíveis estrelas que tenham mandado o sinal WOW Reprodução

De acordo com Caballero, o fato de não ter sido possível escutar novamente o sinal não necessariamente é um ponto relevante. Ele cita que ao longo da história os sinais de rádio que a humanidade tem enviado ao espaço na esperança de contatar uma civilização, não contou nenhuma vez com grandes transmissões ou repetições com frequência. Um extraterrestre civilização poderia ter optado por se comportar de maneira semelhante.

Para a pesquisa, Caballero utilizou dados de uma missão espacial da Agência Espacial Europeia (ESA), do projeto Gaia Archive, para investigar a região da qual a antena capturou o som. O artigo é feito na tentativa de criar uma lista das possíveis fontes do sinal, assumindo que, se foi produzido por um extraterrestre civilização, o exoplaneta é semelhante à Terra.

Apesar das estrelas estarem muito longe para enviar uma resposta na forma de rádio ou transmissão de luz, pode ser no futuro um grande alvo para fazer observações em busca de exoplanetas ao redor da estrela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação