Astronomia

Asteroide do tamanho de 47 Cristos vai passar "perto" da Terra

Correio Braziliense
postado em 27/05/2022 00:01
 (crédito: NASA)
(crédito: NASA)

Um asteroide de quase dois quilômetros de diâmetro vai passar próximo da Terra hoje, avisa a agência espacial americana, a Nasa. Batizado como 7335, esse corpo celeste gigantesco, cujo tamanho equivale a 47 vezes a altura do Cristo Redentor, é classificado como um asteroide potencialmente perigoso (PHA), mas não apresenta risco imediato aos terráqueos, já que vai viajar a uma distância considerada segura.

"Não há risco algum de esse asteroide impactar a Terra", garante, em comunicado à imprensa, Paul Chodas. O diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da Nasa chama a atenção para outro fato inusitado do fenômeno, que deve ocorrer entre a tarde e a noite de hoje. "O sobrevoo é o mais perto que esse asteroide se aproximará de nós em pelo menos dois séculos", diz.

Os especialistas da Nasa reconhecem que, para os leigos, pode parecer confuso categorizar 7335 como potencialmente perigoso, mas a classificação se trata de uma medida referencial na astronomia. "Atribuímos esse rótulo oficial porque a órbita desse asteroide se aproxima 'perto' da órbita da Terra (menos de 20 vezes a distância da Lua). Então, isso é considerado 'próximo' para um asteroide", explica Chodas. "A definição potencialmente perigosa significa simplesmente que, ao longo de muitos séculos e milênios, as órbitas de tais objetos podem evoluir para aquelas que têm risco de colidir com a Terra", acrescenta.

O objeto passará a uma distância de 4 milhões de quilômetros (cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua), em uma uma velocidade média de 47.200 milhas por hora. Não será possível ver a passagem do 7335 a olho nu. Para isso, seria necessário que ele fosse ainda maior ou passasse a uma distância menor da Terra.

Vigiado há 30 anos

Os cientistas acompanham o 7335 há mais de 30 anos e conhecem bem o seu caminho orbital. Ele foi descoberto em 1989 pela astrônoma Eleanor "Glo" Helin no Observatório Palomar, nos Estados Unidos. Segundo estudiosos da área, não há risco de um asteroide ou outros objetos celestes potencialmente perigosos colidirem com a Terra no próximo século.

O que chama a atenção no 7335, além da proximidade com que vai passar da Terra, é que ele "relativamente grande", em relação a outras rochas que já se aproximaram do nosso planeta. O TB145, também capturado pela Nasa, por exemplo, tem 600 metros de diâmetro e passou um pouco mais distante da Terra em 2015. O 7335, tem 1,8 quilômetro de diâmetro.

Greg Brown, astrônomo do Royal Observatory Greenwich, no Reino Unido, explica, à revista americana Newsweek, que não é fácil medir os tamanhos de objetos espaciais distantes. "Como muitas vezes não somos capazes de ver fisicamente o quão grande eles são, pois, geralmente, aparecem como pontos desfocados em telescópios, os astrônomos precisam estimar o tamanho através apenas do brilho que emitem, o que pode gerar falhas de cálculos", detalha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação