Austrália

Com 180 quilômetros, maior planta do mundo é descoberta na Austrália

Erva marinha mede o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol e tem cerca de 4,5 mil anos

Correio Braziliense
postado em 01/06/2022 16:00 / atualizado em 01/06/2022 16:00
A erva marinha 'Posidonia australis' em Shark Bay, na Austrália -  (crédito: Universidade da Austrália Ocidental/ reprodução )
A erva marinha 'Posidonia australis' em Shark Bay, na Austrália - (crédito: Universidade da Austrália Ocidental/ reprodução )

Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder descobriram a maior planta do mundo. A planta da espécie Posidonia australis foi encontrada nas águas da Área de Patrimônio Mundial Shark Bay, na costa oeste da Austrália.

A erva marinha tem 180 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol. Também surpreende a idade dela, os cientistas estimam que ela tenha 4,5 mil anos. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (1º/6) na revista Proceedings of the Royal Society B. A planta fornece habitat para diversas espécies marinhas, como tartarugas, carangueiros, golfinhos e peixes.

Apesar das espécie ser comum na Austrália, essa planta, específica, é híbrida. Quando os cientistas começaram a investigar, perceberam que a planta não tinha diferença genética entre toda a área, ou seja, era só uma. Os cientistas coletaram 18 mil amostras de dez locais diferentes antes de concluírem que se tratava de uma única planta.

A planta também se mostrou bastante resistente. Ela está em um local que tem pouca chuva e por isso a água é muito mais salgada.