Pesquisa

Cientistas descobrem como impedir infecção pela gripe, em nova pesquisa

Pesquisa descobriu como bloquear a proteína humana que permite a multiplicação do vírus da gripe nas células

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 13:45
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, podem ter descoberto uma forma de impedir que o vírus influenza acesse uma proteína humana necessária para que ele se replique nas células. A pesquisa foi publicada na revista Viruses. 

A descoberta pode ser uma forma de impedir a infecção pela gripe. O método também pode ser usado em outros vírus, como o da covid-19. Apesar de ter vacina contra a doença, ela nem sempre impede que as infecções ocorram. 

Para o vírus deixar uma pessoa doente, ele precisa infectar as células do corpo e se replicar para infectar outras células. Para fazer esse processo, os vírus da gripe (influenza A e B) precisam de um proteína humana.

Os cientistas descobriram uma maneira de bloquear essa proteína com um inibidor, com isso, o vírus não consegue se multiplicar. Apesar dos resultados positivos, os cientistas destacam que ainda é necessário mais pesquisas para entender realmente como barrar a gripe.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação