CORONAVÍRUS

Distúrbios do sono e fadiga podem fazer parte das sequelas da covid-19

Pesquisadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriram que ao menos 40% dos pacientes com covid longa enfrentam um desses problemas

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 06:00
 (crédito: NOEL CELIS)
(crédito: NOEL CELIS)

Os distúrbios do sono e fadiga podem fazer parte da lista de sequelas da infecção pelo novo coronavírus. Pesquisadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriram que ao menos 40% dos pacientes com covid longa enfrentam um desses problemas em quadros considerados moderados a graves. Três fatores parecem contribuir para a maior vulnerabilidade: raça, obesidade e transtornos de humor.

A equipe analisou dados de 962 pacientes atendidos no centro clínico, entre fevereiro de 2021 e abril de 2022. Todos os participantes tinham se recuperado da covid-19 e responderam a questionários de distúrbios do sono e fadiga. Mais de dois terços dos avaliados (67,2%) relataram ter pelo menos fadiga moderada, enquanto 21,8% relataram enfrentar fadiga severa. Quanto aos distúrbios do sono, 8% disseram ter comprometimentos graves e 41,3%, pelo menos moderados.

Após o ajuste para dados demográficos, a equipe concluiu que os pacientes negros eram três vezes mais propensos a apresentar distúrbios do sono moderados a graves. Além disso, o problema era mais comum em pessoas que apresentavam maior índice de massa corporal (IMC) e sintomas de transtorno de ansiedade geral.

Debilitantes

"Dificuldades do sono são sintomas altamente prevalentes e debilitantes relatados em pacientes com sequelas pós-aguda de COVID-19", enfatiza Cinthya Pena Orbea, especialista em sono da Cleveland Clinic e uma das autoras do estudo, apresentado na Sleep 2022, a reunião anual da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono, que acaba hoje.

Na avaliação da cientista, os dados obtidos indicam a necessidade de mais estudos para o desenvolvimento de estratégias médicas mais personalizadas. "Nosso estudo sugere que a prevalência de distúrbios do sono moderados a graves é alta e que a raça negra tem maiores riscos de sofrer quadros moderados a graves, destacando a importância de entender melhor os determinantes específicos da raça dos distúrbios do sono para o desenvolvimento de intervenções", diz.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação