EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Hubble tira imagem que pode ajudar a entender como galáxias se formaram

Maior imagem infravermelha já feita por um telescópio pode ajudar a identificar galáxias mais massivas do universo e buracos negros

Thays Martins
postado em 07/06/2022 12:45 / atualizado em 07/06/2022 12:46
 (crédito: Gabe Brammer)
(crédito: Gabe Brammer)

Uma equipe de cientistas divulgou, nesta segunda-feira (6/6), a maior imagem infravermelha já obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, da Agência Espacial norte-americana (Nasa). O estudo, ainda não revisado, está disponível no arXiv.

Com a imagem, os astrônomos podem mapear as regiões de formação de estrelas e, com isso, descobrir como as galáxias mais antigas e distantes se originaram.

Além disso, a imagem, chamada de 3D-DASH, ajudará a identificar fenômenos únicos, como as galáxias mais massivas do universo, buracos negros altamente ativos e galáxias à beira de colidir e se fundir em um.

A técnica de captura usada cria uma imagem oito vezes maior que o campo de visão padrão do Hubble, capturando várias fotos que são unidas em um mosaico mestre, semelhante a tirar uma foto panorâmica em um smartphone. Além disso, dessa forma é possível tirar imagens mais rapidamente, alcançando em 250 horas o que antes levaria 2 mil horas.

"A 3D-DASH adiciona uma nova camada de observações únicas no projeto Cosmic Evolution Survey e também é um trampolim para as pesquisas espaciais da próxima década", comenta em nota Ivelina Momcheva, chefe de ciência de dados do Instituto Max Planck de Astronomia e investigadora principal do estudo. 

Astrônomos profissionais e observadores de estrelas amadores podem explorar os céus usando uma versão interativa on-line da imagem. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação